Significado de Ozônio

O que é Ozônio

Ozônio é um gás, no qual sua molécula é composta por três átomos de oxigênio, e cujo símbolo químico é o O3. O ozônio pode ser encontrado na camada acima da superfície terrestre, chamada de estratosfera, e é produzido pela ação dos raios ultravioleta que separam os átomos de oxigênio, que ao se unirem com outras moléculas formam o ozônio.

O gás ozônio tem papel fundamental na existência da vida terrestre, uma vez que ele protege todos os seres vivos contra os raios ultravioleta, que são radiações nocivas provenientes do sol.

Desde meados de 1970, foi identificada uma redução da camada de ozônio por meio de estudos científicos e, a partir dos anos 1980, foi identificada grande redução da espessura da camada de ozônio. Principalmente no polo sul e na altura da Antártida, chegou-se a criar um buraco na camada de ozônio.

Além de diminuir drasticamente a proteção contra os raios ultravioletas nessas regiões, a temperatura tem aumentado e contribuído para o derretimento das geleiras, que prejudica a vida de animais e de seres humanos.

Os estudos científicos apontam que uma das razões da diminuição da camada de ozônio são substâncias produzidas industrialmente pelo homem, como é o caso do gás CFC, o clorofluorcarbono, emitido por aerossóis e por diversas indústrias no mundo todo. Outra razão é a queima do carvão e do petróleo, que emitem o CO2.

A estratosfera, onde o ozônio se encontra, está a cerca de 25 km de altura longe do solo, mas se estivesse em contato com os seres vivos, seria altamente tóxico. O ozônio possui cheiro forte e tem cor azulada e impede o crescimento da vegetação, e ao ser humano causa problemas respiratórios, cegueira, câncer de pele, entre outros males.

O ozônio pode ser produzido industrialmente para ser utilizado como agente oxidante e esterilizante da água e do ar e também é usado como branqueador.

O significado de Ozônio está na categoria Significados