Significado de Panaceia

O que é Panaceia

Panaceia é um substantivo feminino. O termo vem do Grego pan-, que quer dizer “todo”, mais ákos, que significa “remédio”.

O significado de Panaceia está associado com a Mitologia Grega, sendo o nome de uma das filhas de Asclépios, o deus da Medicina e filho de Apolo. Panaceia é aquela que consegue curar qualquer tipo de doença, irmã de Higéia, que significa “sã, em bom estado de saúde”.

Sendo assim, Panaceia era a deusa da cura e a irmã Higéia era a deusa da saúde e da higiene.

Hoje em dia, panaceia denomina algum medicamento que tem a capacidade de cura de qualquer forma de doença. Panaceia universal é uma expressão que designa uma medicação que é muito procurada por alquimistas, pois eles creem que ela pode mesmo curar todas as enfermidades.

No sentido figurado, panaceia também é utilizada para se referir a mecanismos ou práticas que seriam capazes de solucionar dificuldades e/ou problemas, hipoteticamente falando.

Em outros casos, panaceia é um termo usado para indicar uma solução de farmácia com características gerais.

Panaceia ou panacéia?

De acordo com o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, várias regras alteraram o uso dos acentos nas palavras.

Por isso, é extremamente comum encontrar pessoas ainda com dúvidas sobre a grafia exata, não sabendo se é panaceia ou panacéia. Conforme as regras, não se usa mais acento em ditongos abertos “éi” e “oi” de palavras paroxítonas – que são aquelas que possuem acento tônico na penúltima sílaba.

Além de panaceia, pode-se dar como exemplo as palavras na nova regra:

  • Paranoico,
  • Colmeia,
  • Alcateia,
  • Europeia.

Planta panaceia

Embora o termo panaceia indique cura de todos os males, como planta ela não consegue ser tão eficaz, porém traz ótimos benefícios.

Conhecida também de maneira popular como paratudo, a panaceia tem o seu uso mais corriqueiro voltado para os problemas nos rins, pois ela é um diurético natural incrível, podendo estimular o funcionamento destes órgãos e aliviar os sintomas das infecções urinárias.

Além disso, a panaceia tem ação depurativa, que serve para tratar problemas de pele, como é o caso das acnes e eczemas.

A planta também pode ser útil para problemas digestivos e afecções hepáticas (no fígado), bem como ser usada para tratar complicações do reumatismo. É muito crível que a panaceia possa ajudar contra a obesidade, pois favorece o metabolismo de gordura. Sua raiz é hemostática.

É possível encontrar a panaceia em todo o país, já que ela é uma planta originária da América do Sul, mas em especial nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. A planta oferece folhas o ano novo para colheita a fim de se fazer infusões de chás, e é tida como um arbusto de grande tamanho e abundante, com ramos compridos cheios de pelos pardacentos.

O significado de Panaceia está na categoria Significados