Significado de Pandora

O que é Pandora

Pandora é o substantivo feminino que dá nome a um gênero de moluscos. Pandora também faz parte da mitologia grega e, na música, é o nome de um instrumento de cordas.

A palavra pandora tem origem no grego antigo “Πανδώρα”, o qual tem os significados de "a que tudo dá", "a que tudo possui" e "a que tudo tira". Na etimologia da palavra pandora, temos o “pan”, que significa “todo ou tudo” e “doron”, que tem o significado de “dom ou virtude”.

Na mitologia grega, Pandora é o nome de uma personagem que foi a primeira mulher criada a pedido de Zeus por Atena e Hefesto, com o objetivo de agradar a todos os homens. Pandora era dotada de grande beleza e de todas as virtudes possíveis como a graça, a inteligência, a habilidade para trabalhos manuais e para a dança, a paciência e a meiguice. Mas Pandora possuía um único defeito: a curiosidade.

Pandora foi enviada por Zeus para que se casasse com Epimeteu, irmão de Prometeu. Este último havia roubado o fogo do monte Olimpo e levado ao mundo humano, o que deixou Zeus contrariado e enfurecido.

No dia do casamento, Prometeu recomendou que ambos não recebessem nenhum presente dos deuses. E Zeus tinha a intenção de castigar o mundo humano por estar usufruindo do fogo contra a sua vontade, e para isso, deu a Pandora e a Epimeteu uma caixa como presente de casamento.

Ninguém sabia que nessa caixa, que ficou conhecida como Caixa de Pandora ou Jarro de Pandora, havia todos os males do mundo. E por possuir a característica da curiosidade, Pandora não se conteve e acabou abrindo a caixa que libertou todos os males ao mundo humano e finalmente o castigou.

Pandora também é o nome de um instrumento musical, muito parecido com um alaúde, e que foi bastante comum entre os séculos XVI e XVII. É um instrumento parecido com a lutina, que acabou evoluindo para diversos instrumentos, como é o caso da guitarra portuguesa, o chitarrão, a guitarra barroca, entre outros.

O significado de Pandora está na categoria Significados