Significado de Papiloscopia

O que é Papiloscopia

Papiloscopia é substantivo feminino. A palavra tem origem em uma mistura greco-latina, onde papilla significa “papila” e skopêin significa “examinar”.

O que Papiloscopia:

O significado de Papiloscopia, como a própria origem diz, é a ciência que estuda a identificação humana por meio das papilas dérmicas (as saliências da pele) presentes na sola dos pés e na palma das mãos – ou seja, as impressões digitais.

Divisões da Papiloscopia

A papiloscopia possui 3 divisões:

  • Datiloscopia: método de identificação através das impressões digitais,
  • Quiroscopia: método de identificação através das impressões palmares (da palma das mãos),
  • Podoscopia: método de identificação através das impressões plantares (das plantas dos pés).

Função do Papiloscopista

O papiloscopista é nome dado ao especialista em Papiloscopia.

É ele que realiza a coleta, a identificação e até o arquivamento das impressões digitais. O processo de papiloscopia deve possuir planejamento, coordenação, supervisão e controle para que sejam executados os trabalhos periciais de papiloscopia com eficiência ao analisar, realizar levantamento, decodificar, codificar e pesquisar todos os vestígios papilares.

Além disso, ele:

  • Pode realizar uma perícia de Prosopografia, que é uma descrição de um indivíduo através de procedimentos de envelhecimento, rejuvenescimento e reconstituição facial,
  • Realiza estudos e análises técnico-científicas a fim de identificar uma pessoa,
  • Redige laudos papiloscópicos que valem em julgamentos e em exumação de corpos para identificação,
  • Confere impressões de recém-nascidos para que seja possível identificar crimes como sequestro ou mesmo troca na maternidade,
  • Opera equipamentos eletrônicos ou informatizados que auxiliam em seu trabalho.

Há ainda o papiloscopista policial que trabalha para identificar o autor de um determinado crime ocorrido. Esse especialista pode trabalhar tanto internamente (dentro de um instituto ou postos de identificação) ou externamente (no local onde houve o crime).

O significado de Papiloscopia está na categoria Significados