Significado de Parâmetro

O que é Parâmetro

Parâmetro é uma palavra de origem grega cujo significado está relacionado à ideia de norma ou padrão utilizado em uma relação de comparação entre coisas, pessoas, fatos, acontecimentos, condições ou circunstâncias equivalentes.

O que é parâmetro

A palavra parâmetro tem raízes léxicas gregas e sua formação se dá pela junção do prefixo para (junto a, ao lado de) ao termo mentron (medida, instrumento para medir).

Significado de Parâmetro

São sinônimos da palavra parâmetro: medida, padrão, critério, princípio, fator, preceito, modelto, orientação, norma, referência, regra, fundamento, indicador, paradigma, procedimento, especificação, constante, método, processo, dado.

São antônimos da palavra parâmetro: indefinir, titubear.

Veja um exemplo de uso da palavra parâmetro:

“Os sonhos são o parâmetro do nosso caráter”

Henry Thoreau

O uso da palavra parâmetro é corrente em diferentes áreas do conhecimento, sendo nas ciências matemática, física, química e informática comum o uso do termo.

Na matemática, um parâmetro é definido como uma variável ou constante que aparece em expressões cujos valores variam em distintos problemas.

Porém, quando se trata de um parâmetro estatístico, a definição se modifica, sendo o significado da palavra alterado para uma função definida sobre valores numéricos que caracterizam um problema ou modelo.

Na área de informática, um parâmetro consiste em uma variável integrante das linguagens de programação.

Nas indústrias, a definição de parâmetros é muito importante, quer seja o parâmetro de qualidade do produto final, do processo ou das matérias primas utilizadas.

O parâmetro de qualidade da água, por exemplo, exige definição de parâmetros para determinação de suas características físicas, dentre as quais temperatura, sabores e odores, cor, turvação e condução elétrica.

Outro exemplo da importância da definição de parâmetros é sua relevância para a música, uma vez que por meio da percepção dos sentidos é possível identificar alguns parâmetros do som como a altura, duração, intensidade e timbre.

Ainda em se tratando de parâmetros a LIBRAS é uma clara referência para se compreender e aplicar o conceito de parâmetro, uma vez que demanda a especificação clara de parâmetros de LIBRAS, referentes à configuração das mãos, pontos de articulação, movimento, orientação e expressão Corporal e/ou Facial.

Parâmetro de rede

Os parâmetros de rede ou constante de rede são importantes na área de cristalografia e servem para identificar e catalogar cristais.

Normalmente são utilizadas e variáveis de comprimento e 3 ângulos para descrever e caracterizar determinadas estruturas cristalinas.

Parâmetros Curriculares Nacionais

No Brasil, os Parâmetros Curriculares Nacionais, também conhecidos com o PCNs, são as diretrizes curriculares definidas com o objetivo principal de orientar os professores e a rede escolar por meio da normatização de elementos fundamentais concernentes às diferentes disciplinas escolares.

Como objetivo de promover a ordenação do conhecimento a ser trabalhado ao longo do ciclo escolar os Parâmetros Curriculares Nacionais foram estabelecidos para nortear o ensino de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História, Geografia, Arte e Educação Física, além de englobar os temas transversais Meio Ambiente, Saúde, Ética, Pluralidade Cultural e Orientação Sexual.

O processo de elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais teve início em 1995, e a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais referentes ao primeiro ciclo do ensino fundamental se deu em 1997.

O significado de Parâmetro está na categoria Significados