Significado de Patriarcal

O que é - Patriarcal

Patriarcal é um adjetivo de dois gêneros. O termo vem do Grego patér, que significa “pai”, mais arkhé, que quer dizer “poder”.

O significado de Patriarcal designa aquilo que é relativo a patriarca ou ao patriarcado.

Patriarcal caracteriza o respeito e a honra pelo sistema social do patriarcado, cujo comando é feito pelo homem (no papel de marido ou de pai), o qual é tido como a figura ou autoridade máxima.

Portanto, nesta organização social, o homem é o ator fundamental, exercendo a autoridade sobre as mulheres, os filhos, assim como os bens materiais e culturais. Conceituadamente, o patriarcado tradicional abordava uma rígida divisão sexual do trabalho e uma enorme segregação social:

  • As mulheres ficavam confinadas ao mundo doméstico,
  • Os homens monopolizavam o mundo público,
  • Os homens tinham o controle da propriedade e da renda familiar, o controle do trabalho e da mobilidade da mulher, bem como o destino dos seus filhos.

Ou seja, existia a ausência da autonomia feminina – não havia qualquer linha de empoderamento da mulher naquele sistema patriarcal.

No caso do controle da mulher, em termo oposto ao patriarcal, encontra-se a palavra matriarcal.

Patriarcal em inglês pode ser traduzido como patriarchal.

Sociedade patriarcal e a Sexualidade Feminina

Ter o controle da sexualidade feminina é um dos pontos mais fortes da sociedade patriarcal – infelizmente, ainda existem culturas que contam com este regime e obrigam a mulher a certas regras, como o caso de a mulher casar virgem ou em alguns locais ter um controle da sexualidade das esposas e das filhas.

Um exemplo do patriarcado no mundo atual está nas relações homossexuais – na ideia da sociedade patriarcal, o homem é quem garante a continuidade da sucessão das gerações, dominando as mulheres e preservando as relações sexuais generativas. Muitos países, nesse ponto, proíbem as relações homoafetivas, considerando-as crimes, condenando as pessoas à prisão ou até mesmo à morte.

Por sorte, a sociedade patriarcal andou perdendo muito do seu espaço nos últimos tempos e uma nova dinâmica familiar e social está sendo difundida sobre o contexto da família associado ao patriarcado e relações de gênero na estrutura social com o objetivo de promover a igualdade e o fim da opressão.

Sociedade Patriarcal na História

Historicamente, o patriarcado existiu em muitas civilizações (como no caso da hebraica, romana, chinesa, etc.), contendo somente algumas diferenças no estilo, porém a definição ainda do papel desempenhado pelos homens no controle de tudo.

A sociedade patriarcal faz com que a mulher tenha que se subordinar (uma forma de submissão) diante dos homens, pois são eles que se responsabilizam pela reprodução da espécie. Dessa maneira, a sociedade patriarcal ocasionava a dominação masculina sobre o sexo feminino.

Patriarcal Sinônimos

Os sinônimos de Patriarcal são:

  • Complacente,
  • Indulgente,
  • Respeitável,
  • Venerável.

Patriarcal Antônimos

Os antônimos de Patriarcal são:

  • Cruel,
  • Desdenhável,
  • Desprezável,
  • Malvado.

O significado de Patriarcal está na categoria Significados