Significado de Paz

O que é Paz

Paz é uma palavra que tem como significado a ausência de guerra. Ela também é definida pelos sentimentos de tranquilidade e harmonia, bem como satisfação, bem estar e união.

Significado da bandeira branca, pomba da paz e símbolo paz e amor

A paz é muito buscada pelas pessoas em suas vidas e desejada aos outros com a intenção de positividade. Por esse motivo está tão presente na humanidade de diversas maneiras, formando uma união de símbolos.

Um dos símbolos da paz é a bandeira branca e ela a representa desde a Idade Média. Quando uma região ou vilarejo não queria participar de uma guerra ou batalha, era hasteada uma bandeira branca no lugar da bandeira com as cores do vilarejo, indicando a união de um povo em prol da paz.

Até hoje a bandeira branca simboliza a paz, inclusive nas batalhas quando o exército desiste de lutar e se rende ao inimigo.

A cor branca aparece em outro símbolo que é a pomba da paz. Ele surgiu no Antigo Testamento quando Noé soltou um pombo logo após o dilúvio para que encontrasse terra firme. Como o pombo retornou com um ramo de oliveira indicando que encontrou terra, significava que Deus havia “cessado a guerra" contra os homens.

Entre os símbolos de paz e amor está o logotipo de uma campanha contra o desarmamento e o sinal que é feito com os dedos formando um V, e a união de ambos os símbolos foi adotada pelos hippies na década de 1960.

O logotipo que é o símbolo paz e amor foi criado pelo artista britânico Gerald Holtom representando seu desejo pelo desarmamento nuclear. O símbolo foi utilizado na Campanha pelo Desarmamento Nuclear (CND em inglês) com o intuito de ser o maior movimento em prol da paz na Europa em 1958.

Já o sinal com os dedos tem a intenção de formar um V de "vitória", que começa com essa letra em diversos idiomas além do português, como "victory" em inglês, "victoria" em espanhol, "victoire" em francês ou "vittoria" em italiano, por isso é usado em vários lugares do mundo. A intenção era representar a paz sobre a guerra do Vietnã, foi usado pelos hippies em protestos da época nos Estados Unidos e continua sendo usado até hoje.

O significado de Paz está na categoria Dicionário dos Símbolos