Significado de Pecúnia

O que é Pecúnia

Pecúnia é um substantivo feminino que significa dinheiro, moeda. É também uma forma de pagar algo por meio de notas ou mesmo moedas. Por extensão, é possível qualificar pecúnia como a forma de pagamento em si, como no exemplo a seguir: Há exigência de pecúnia para liberação do acusado. Portanto, o que é pagamento em pecúnia? É uma maneira de quitar algo em dinheiro.

Essa designação fica mais fácil de entender ao compreendermos os primórdios da utilização deste termo nas civilizações europeias. Pecúnia tem significado ligado ao dinheiro por causa de sua origem latina, pecunia, que quer dizer riqueza.

Após a criação do dinheiro por meio da fabricação das moedas, seu significado se tornou mais específico, nomeando a própria moeda/papel. Vale ainda uma curiosidade: do substantivo pecunia vem o adjetivo pecuniarius, que originou a palavra pecuniário da Língua Portuguesa.  

A palavra pecúnia remete à mitologia grega e serve para nomear a deusa do dinheiro, muito venerada pela civilização romana. 

Conheça alguns sinônimos de pecúnia:

  • Bronze;
  • Cobre;
  • Dinheiro;
  • Grana;
  • Importância;
  • Massa;
  • Montante;
  • Numerário;
  • Soma;
  • Quantia;
  • Verba.

Pecúnia no meio jurídico

Pecúnia é uma palavra muito utilizada no meio jurídico para classificar algum pagamento a ser feito por algumas das partes. Pode recair, por exemplo, na conversão da licença-prêmio de funcionário em pecúnia indenizatória. Isto é, ao invés de dar os dias de descanso previstos em lei após determinado período de funcionalismo público, o governo, seja ele municipal, estadual ou federal, deverá realizar o pagamento em dinheiro referente ao período que a pessoa deveria gozar em casa. Assim, será transformada a licença em pecúnia, ou seja, em dinheiro para o trabalhador que possui tal direito.

O mesmo vale para a pecúnia das férias, em que é possível trocar parte do período de descanso por um valor referente aos dias “vendidos”. Nesse caso, a transformação das férias em dinheiro está prevista na lei e vale também para empresas privadas.

Empresas de nome pecúnia

Uma empresa muito forte no setor financeiro, mas que acabou tendo problemas e teve sua carteira liquidada foi o Banco Pecúnia, de financiamento de veículos. A instituição financeira já pertencia a um grupo francês em 2015, que decidiu encerrar suas operações de financiamento de consumo no Brasil e, por isso, vendeu toda a carteira de veículos do Banco Pecúnia para a Omni, empresa especializada em oferecer crédito para a aquisição de carros usados. O valor de face da transação foi de R$ 1,5 bilhão na época.

Tem também a empresa Pecúnia Serviços de Cobrança, que presta assessoria financeira em São Paulo e não tem relação com o Banco Pecúnia, apenas realiza serviços de contabilidade a seus clientes.

O significado de Pecúnia está na categoria Significados