Significado de Pedra Angular

O que é Pedra Angular

Pedra Angular é aquela que é ou foi a primeira a ser assentada na esquina da construção e que forma um ângulo reto entre as paredes. Desta forma, ela se torna a referência para o posicionamento das demais pedras ao longo da edificação.

Essa técnica já era empregada no período do Império Romano, cujas ruínas serviram de estudo para a compreensão deste modelo de construção civil bastante empregado até os dias atuais em diversos tipos de obras.

É considerada como a base de uma edificação para alguns, o elemento de rigidez para outros e o objeto de decoração para alguns outros estudiosos. A partir dessas considerações, vários significados foram atribuídos à Pedra Angular, principalmente na religião devido a sua menção na Bíblia.

No livro dos Salmos (118: 22), os teólogos afirmam que a menção da pedra angular que foi a pedra rejeitada pelos construtores remete-se à Jesus Cristo que foi escolhido por Deus para edificar a Igreja e, portanto, salvar os cristãos.

De toda forma, a pedra angular representa a base sólida de alguma coisa. Na religião, Jesus seria essa pedra fundamental para o desenvolvimento do cristianismo, assim como a pedra de uma construção de uma obra que, sem ela, todas as demais desmoronam.

O uso figurado do termo é muito empregado em diversas áreas como a política, o direito, a ciência, entre outros. Alguns exemplos desse uso “A Constituição Federal é a pedra angular do povo brasileiro”, “O Amor é a pedra angular de um casal feliz” ou “A Teoria da Relatividade é a pedra angular da física”.

Pedra Angular é ainda o título do décimo sétimo álbum da banda Catedral que foi lançado em 2010 pela gravadora Line Records com 12 faixas, sendo 6 delas regravações.

 

O significado de Pedra Angular está na categoria Significados