Significado de Perene

O que é Perene

Perene é um adjetivo utilizado tanto para o sexo masculino como para o feminino. Tem como origem a palavra em Latim perennis, que significava algo que dura todo o ano.

O que é Perene?

O significado de Perene é similar à definição imposta pela palavra em Latim. Por isso, perene significa algo que é eterno, constante, incessante, infinito, permanente, contínuo, que dura muitos anos e até mesmo para sempre, ou seja, nunca acaba.

No âmbito da hidrologia, o termo perene significa uma fonte onde nasce água todo o ano. Além disso, um rio perene é aquele que possui um fluxo relativamente constante e estável durante todo o ano. É interessante saber que um rio perene não tem possibilidade de secar, mesmo quando há épocas de estiagem – onde há uma diminuição no fluxo de água.

Entende-se que a maior parte dos rios no planeta é considerado perene. Aqueles que não fazem parte desta categoria são chamados de rios intermitentes – que são menos comuns e temporários (já que dependem da época e de condições climáticas específicas para formação).

Planta perene

Na área da botânica, a palavra perene aparece no termo vegetação perene. Essa vegetação é composta por plantas que conseguem manter sua estrutura aérea anualmente, sendo possível dar frutas quando é propício.

Planta perene, nesse caso, como conceito em botânica, é uma planta que possui característica de que suas folhas não caem, permanecendo verdes todo o ano, podendo florescer anualmente ou a cada dois anos. Essas plantas são diferentes de outras espécies que acabam morrendo todo o ano e renascendo logo após.

Alguns exemplos de plantas perenes são bem conhecidas no Brasil, como a videira, azaleia, aspargo e hibisco.

Algumas culturas podem ser semiperenes, ou seja, pois há a necessidade de novo plantio em um período menor do que as plantas perenes. Um exemplo de cultura semiperenes é a cana-de-açúcar.

Filosofia perene

Define-se filosofia perene como uma corrente de pensamentos que defendem ideias de valores universais, isto é, é uma filosofia que aborda que todas as culturas possuem e compartilham certos valores. A filosofia perene surgiu em 1540, com estímulo de pensadores e também do autor Aldous Huxley, que lançou “Filosofia Perene” em 1946.

No século XX, houve a criação da Escola Perenialista, que abordava a ideia de grandes pensadores, tais como Aristóteles e Pitágoras, e sua relação íntima com os ensinamentos de grandes religiões, como o Islamismo, Cristianismo, Budismo e Hinduísmo.

A filosofia perene, assim, trabalhava com concepções que estavam ligadas universalmente entre as grandes escolas de pensamentos e as religiões.

O significado de Perene está na categoria Significados