Significado de Personalidade

O que é Personalidade

Personalidade é um substantivo feminino. O termo vem do Latim personalitas, de personalis, que significa “relativo a uma pessoa” – vem de persona, que é “pessoa, ser humano”.

O significado de Personalidade é a construção psicológica que aborda o conjunto das características marcantes de um indivíduo, ou seja, é a série única de sistemas psicofísicos que determina a maneira de pensar, de sentir e de agir – é a força ativa que determina a relação entre o indivíduo e as demais pessoas e sociedade, através de sua própria individualidade pessoal e também social.

De modo geral, a personalidade é o termo utilizado para se referir a qualquer peculiaridade de uma pessoa, fazendo com que este aspecto o faça ser diferente dos outros, caracterizando-o como um ser humano único e exclusivo.

Cada pessoa possui sua maneira de ser, seu caráter que é exibido através da personalidade. Não existem duas pessoas iguais, embora o planeta suporte mais de 7 bilhões de seres humanos. A personalidade de um indivíduo só é realmente conhecida quando dedica-se um tempo para tal propósito, em um relacionamento onde seja possível conhecer seus pontos de vista, seus valores, seu modo de ser e suas atitudes.

Diz-se que conhecer a personalidade de alguém é algo complexo, especialmente pela evolução constante que todo ser humano passa. Isso quer dizer que uma pessoa pode ser a mesma de ontem, mas também ao mesmo tempo, alguém diferente.

A formação da personalidade envolve muitos fatores. São alguns exemplos: a formação recebida, a influência da família durante a infância, o meio social de cada indivíduo, entre outros e não podendo se esquecer dos fatores internos de cada um. A realidade de todo ser humano varia conforme sua personalidade, que estará intimamente ligada com suas ações, pensamentos e sentimentos.

Personalidade é a pessoalidade, a qualidade ou estado de existir como pessoa; são as características próprias e particulares que podem definir moralmente um indivíduo. São, portanto, os traços próprios que distinguem algo ou alguém de outra coisa ou pessoa.

Por extensão, o termo personalidade também pode se referir a uma celebridade ou a alguém que possui relevância tanto na área social como na cultural, artística, entre outras.

A personalidade está relacionada com a imagem, isto é, é um aspecto de um indivíduo que demonstra ou se assume publicamente.

Na área da Psicologia, existe a área de estudo chamada “Psicologia da Personalidade” que tem como objetivo estudar e procurar explicações sobre as particularidades humanas que influenciam o comportamento de cada indivíduo. Por isso, a personalidade, neste âmbito, é descrita como a reunião de características ou aspectos que diferenciam um indivíduo, quando analisados de modo único, levando em conta os padrões sociais.

Personalidade jurídica

A personalidade jurídica é um conceito do Direito que se relaciona com a aptidão essencial para ser sujeito de direito, ou seja, é uma aptidão genérica para considerar que o indivíduo tenha direitos e obrigações na vida civil.

Personalidade esquizoide e histriônica

Personalidade esquizoide e histriônica são perturbações da personalidade.

A personalidade esquizoide, primeiramente, tem como características a falha de interesse nas relações sociais, a tendência ao isolamento e a frieza emocional.

Já a personalidade histriônica tem como característica principal a necessidade constante de atenção, sendo que há uma dramatização em excesso, além de comportamentos impulsivos, manipuladores e sedutores.

O significado de Personalidade está na categoria Significados