Significado de Placebo

O que é Placebo

Placebo é um substantivo masculino com origem na palavra em Latim placere, que significa “agradar.

Significado de Placebo

Placebo é qualquer substância sem efeito, ou seja, sem propriedades farmacológicas, que é administrada para um ou mais pacientes. Mesmo sem propriedades terapêuticas, o placebo é indicado para ministrar algum problema de saúde, sem realmente afetá-lo, mas que oferece efeitos positivos, ou seja, irá surtir os efeitos desejados.

Para melhor entendimento tem-se um exemplo: pesquisas e estudos científicos relacionados ao placebo realizam testes com grupos de pessoas, ministrando uma cápsula – que na verdade só é composta por açúcar, por exemplo – afirmando que haverá melhorias clínicas. Contudo o grupo não sabe dessa troca e acredita estar tomando o medicamento correto.

O conceito de placebo era, inicialmente, utilizado somente para produtos de uso oral e injetáveis, tais como o soro fisiológico e os comprimidos de açúcar ou farinha. A definição era toda medicação que possuía objetivos de agradar um paciente ao invés de beneficiá-lo.

Hoje em dia, muitos outros procedimentos e intervenções físicas são considerados no conceito de placebo, como é o caso dos:

  • Ultrassons,
  • Aplicação de pomadas,
  • Terapias alternativas (tais como as de florais ou cristais, por exemplo),
  • Cura pela fé (através de orações),
  • Cirurgias espirituais que “substituem” as convencionais.

Efeito placebo e placebo são diferentes, embora muitos acreditem ter a mesma conceituação. Enquanto que o placebo não possui efeito terapêutico, sendo, portanto, somente um método que pode reduzir ou elimina um sintoma somente através da crença do paciente – já que pare ele, o tratamento está sendo realizado com o remédio propriamente dito –, o efeito placebo é nome dado ao afeito que é observado (ou não) após um tratamento realizado com placebo.

O efeito placebo é classificado conforme a resposta positiva da intervenção no paciente. Estudos científicos ainda observam a eficácia do efeito placebo de alguns medicamentos.