Significado de Planejamento

O que é Planejamento

Planejamento é uma palavra que pode ser aplicada a variadas áreas. O significado desse termo é o ato ou efeito de planejar, tendo por seu intuito antecipar as situações e se preparar para elas, ou seja, desenvolver um plano ou uma ideia para otimizar o alcance de um determinado objetivo.

A base do planejamento está na gestão e administração, sendo estes sempre interconectados à preparação, organização e estruturação do objetivo de uma pessoa. Isso é primordial para a tomada de decisões, assim como para executar as tarefas. Ter sempre um olhar estratégico sobre suas ações é outro ponto importante para o bom desempenho de seus objetivos. Algo posterior ao planejamento é também o feedback, que tem por função confirmar se as decisões que foram tomadas estão corretas.

Na área profissional, o indivíduo que utiliza o planejamento como ferramenta de trabalho adquire interesse analisar, prever e organizar processos e ações futuras, aumentando sua eficácia.

O planejamento possuí três divisões que são: planejamento operacional, estratégico e tático. L. Bertalanffy foi o homem que propôs o estudo dos sistemas acima, que acabou por originar uma séria de revoluções e avanços na arte do planejamento educacional, militar, ecológico e tecnológico.

Esse conceito pode ser adaptado para múltiplas disciplinas. O planejamento econômico, por exemplo, é uma forma de planejamento tem como objetivo estipular metas dentro de uma empresa e elaborar estratégias para que a mesma adquira algum beneficio.

Já o planejamento financeiro tem por meta gerir a vertente financeira de uma empresa ou família, para que a mesma consiga poupar dinheiro para possíveis comprar, assim como criar um orçamento mensal.

Planejamento estratégico

Um dos componentes mais importantes do planejamento empresarial é o planejamento estratégico, que tem por objetivo melhorar substancialmente a administração de determinada empresa.

A sua essência é no empreendedorismo é determinar objetivos e realizar estratégias para alcançá-los. Esse ato de pensar estrategicamente nada mais é do que usar os recursos que possuí de forma eficiente para expandir a produtividade de uma pessoa ou um grupo. Um dos recursos primordiais de uma empresa é o tempo, portanto, sua gestão é primordial para um bom planejamento, assim como a gestão estratégica dos possíveis riscos também é um fator importante nas empresas.

De certa forma, o planejamento financeiro também é uma forma de planejamento estratégico, pois uma empresa deve sempre estar ciente de suas despesas e lucros para que possam criar estratégias financeiras que mantenham sua empresa funcionando futuramente.

Planejamento familiar

Pela Constituição Federal, o planejamento familiar está garantido e tem por objetivo garantir aos cidadãos um conjunto de medidas para facilitar a gestão de sua família, ou seja, a quantidade de filhos que podem ter.

Embora tenha o propósito de ajudar as pessoas no âmbito familiar, no Brasil, o planejamento familiar normalmente só é possível para pessoas com classe social mais elevada.

Planejamento escolar

O planejamento escolar é a ferramenta utilizada pelo professor para facilitar seu trabalho e melhorar a qualidade de educação. Ele pode ser dividido em três modalidades distintas: planejamento de aula, de ensino e da escola. Tudo isso compõe a base do planejamento pedagógico.

O significado de Planejamento está na categoria Significados