Significado de Planejamento Estratégico

O que é Planejamento Estratégico

Planejamento estratégico é um conceito bastante comum entre gestores e empreendedores que significa o ato de fazer e pensar planos de forma estratégica.

Definição de planejamento estratégico/planejamento estratégico conceito

O significado de planejamento estratégico é:

  • Definir um método eficaz de utilização dos recursos disponíveis objetivando alcançar o posicionamento desejado.

Isso significa que com uma estratégia bem estruturada uma organização obterá diretrizes e objetivos estabelecidos de forma coerente, além de ações criadas e projetadas para atingí-los.

Conceitos de planejamento estratégico

O planejamento estratégico é bastante utilizado na administração e se refere a uma área do planejamento empresarial que possibilita a gestão de uma empresa de maneira mais facilitada.

Um dos elementos cruciais para empresa de qualquer porte e segmento é a gestão do tempo, vez que é um recurso bastante valioso.

Em uma empresa, é importante também que exista uma área responsável pela gestão estratégica dos riscos.

Planejamento estratégico no Marketing

No marketing, o planejamento estratégico visa atingir os objetivos básicos do próprio marketing, que são:

  • Aumentar as vendas a custos mais acessíveis.
  • Satisfazer as necessidades do mercado.
  • Elaborar necessidades para então satisfazê-las.

O futuro de uma empresa depende muito de um bom planejamento estratégico e este tem um papel bem importante na criação de um plano eficaz.

Planejamento estratégico, operacional e tático

O planejamento se divide em três diferentes e importantes processos para uma organização. São eles:

  1. Planejamento estratégico

É focado nas decisões estratégicas que observam os fundamentos estabelecidos para a empresa; valores e missão. Através disso, são traçados objetivos de curto, médio e longo prazo. Envolve os gestores, diretores, sócios e todos os demais colaboradores com poder de decisão.

  1. Planejamento tático

Esse objetivo empresarial funciona como uma ponte entre o nível estratégico e o operacional. É focado em definir como cada setor irá contribuir para que o objetivo organizacional seja alcançado. O planejamento tático permite um trabalho de médio prazo e envolve coordenadores, gerentes, supervisores e líderes de projetos.

  1. Planejamento operacional

Esse planejamento reúne as pessoas que vão executar o planejamento tático que foi criado conforme o planejamento estratégico, a fim de que a organização alcance suas metas e objetivos de cada uma de suas áreas. Conta com ações de curto prazo e envolve os operadores e técnicos responsáveis por executarem esse planejamento.

Etapas do planejamento estratégico

As principais etapas do planejamento estratégico de uma empresa são:

  • Definição da visão (o que se “sonha” para a organização) e da missão (identifica a empresa, suas áreas de atuação e seus rumos).
  • Análise das limitações e forças internas, mais precisamente as fraquezas e forças da empresa.
  • Análise do ambiente competitivo (externo), as ameaças e oportunidades para a organização.
  • Análise da conjuntura econômica e de mercado através da análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats).
  • Elaboração e implementação da estratégia.
  • Monitoramento dos resultados em relação aos objetivos do planejamento.
  • Avaliação dos resultados com indicadores que evidenciem se algum setor está aquém das expectativas e necessita de interferência gerencial.

Planejamento financeiro

O planejamento financeiro é também um processo que faz parte do planejamento estratégico. Para o empreendedor aproveitar todo o potencial de sua empresa, é importante que, na gestão, ele faça um planejamento financeiro empresarial registrando as entradas e saídas de dinheiro diariamente e com rigor para fornecer dados corretos sobre a sazonalidade de vendas e despesas variáveis, e também sobre a atual situação do caixa da organização.

Planejamento estratégico de vendas

O planejamento estratégico de vendas é essencial para que uma empresa prossiga corretamente no caminho alcançando o faturamento ideal capaz de garantir a sobrevivência do negócio.

A venda é um meio de comunicação com o mercado e depende de profissionalismo, treinamento, produtos, preços e estratégias eficientes; esse é outro motivo da importância de ter um planejamento estratégico de vendas.

Planejamento estratégico pessoal

O planejamento estratégico pessoal é tão importante quanto o planejamento estratégico empresarial e consiste em uma espécie de plano de vida em que uma pessoa faz uma autoanálise sincera reconhecendo sua essência e alinhando-a com sua missão pessoal.

Esse tipo de planejamento é o ato da pessoa pensar sua vida de forma estratégica, descobrindo seus valores e missão para que alcance mais facilmente suas metas e objetivos.