Significado de Plenitude

O que é Plenitude

Plenitude é uma palavra de significado é cheio, completo ou pleno. Trata-se daquilo que atingiu a sua totalidade ou mesmo cuja avaliação chegou até a medida máxima, sem mais capacidade de melhorias. É, portanto, algo finalizado e concluído.

O significado de plenitude, porém, pode variar se estivermos falando sobre diferentes assuntos, como na Filosofia. Na filosofia, o "Princípio da Plenitude" é um conceito estudado profundamente por Arthur Lovejoy, um historiador americano dos anos 30 e 40. Lovejoy defendia que o Princípio da Plenitude tem a ver com o fato de o universo ser algo pleno, completo, cheio, por ser formado por uma variedade e diversidade completa de formas, fazendo com que todas as formas possíveis (logo, tudo que é possível existir) já existam e sejam atuais.

Plenitude de Defesa

Juridicamente, o termo plenitude também ganha outro sentido, especialmente quando falamos de plenitude de defesa.

O conceito de plenitude de defesa dita que qualquer indíviduo acusado de algo num tribunal tem o pleno direito de exercer uma autodefesa através de todos e quaisquer meios disponíveis, como o interrogatório com acompanhamento de um advogado. É por isso que a Justiça não pode condenar ninguém sem um julgamento com o pleno direito de defesado do acusado.

Além disso, a plenitude de defesa dita também que a Justiça é obrigada a rever e reavaliar qualquer caso se houver o surgimento de provas ou evidências substanciais que possam alterar o resultado desse julgamento. Não importa se o acusado foi condenado à prisão perpétua, a plenitude de defesa garante que ele terá todas as possibilidades e linhas investigativas exauridas antes da condenação final.

Ainda no Direito, existe algo chamado de "Princípio da plenitude do ordenamento jurídico", que diz que a Justiça (ou ordem jurídica) é plena, completa e máxima porque possui em si todas as ferramentas que são necessárias para lidar com qualquer falha ou possibilidade que surja durante a sua execução.

Plenitude de Deus

Existe ainda um viés religioso e espiritual do termo plenitude de Deus, que consiste basicamente na ideia de que todos os conceitos e preceitos divinos oriundos de Deus são plenos, completos e válidos, sendo o único caminho para a redenção divina da alma humana.
Segundo o Cristianismo, é através de Jesus Cristo, o portador da plenitude divina, que a Humanidade poderá experimentar a Plenitude de Deus e alcançar a salvação. Inclusive, há uma passagem em que o apóstolo Paulo aponta que o caminho para a plenitude de Deus é o amor de Cristo.
 

O significado de Plenitude está na categoria Significados