Significado de Poder De Barganha

O que é Poder De Barganha

Poder de barganha é uma expressão. O termo “poder” é classificado como um substantivo masculino e também verbo (intransitivo, transitivo direto e transitivo indireto), com origem no Latim potere, que significa “poder, ser capaz”, de potis, que quer dizer “potente, capaz”.

Já barganha é um substantivo feminino e flexão do verbo barganhar (3ª pessoa do singular do Presente do Indicativo e 2ª pessoa do singular do Imperativo Afirmativo), com origem no antigo Francês bargaignier, que significa “discutir o preço, regatear”, embora esta seja discutida, acreditando-se que pode ter surgindo do Frâncico borganjan, que quer dizer “emprestar”.

O que é Poder de barganha:

O significado de Poder de barganha é o poder de permuta, de troca. É uma expressão usualmente utilizada em situações de negócios, onde barganhar é uma ação de trocar, fraudulentamente ou não, algum objeto por outro, caracterizando-se também pela força de determinado grupo ou pessoa de discutir preços, colocando pressão para que as situações se tornem favoráveis para si mesmo.

Em sentido pejorativo, portanto, o poder de barganha é a atitude de negociar por meio da influência ou vantagens. É um exemplo o que ocorre no cenário político, sendo uma maneira moralmente condenável – sinônimo de trapaça, fraude.

Poder de Barganha segundo Porter

No modelo das Cinco Forças de Michael Porter, elemento este que tem como finalidade fazer a análise mercadológica, entendendo o ambiente competitivo entre as organizações, bem como analisar o grau de atratividade em casa setor econômico, criado ainda nos anos 70, existe a expressão poder de barganha.

Destas cinco forças, são duas delas que abordam o poder de barganha, sendo elas:

  • O poder de barganha dos compradores, e
  • O poder de barganha dos fornecedores.

O poder de barganha dos compradores se conceitua como a capacidade de barganha dos clientes em relação às empresas do setor. Ou seja, esta forma competitiva visa indicar o poder de decisão dos compradores sobre as características do produto, forçando a prática de preços mais baixos e melhorias na qualidade do produto.

Esta força tem como aspecto o estímulo ao aumento da concorrência.

Já o poder de barganha dos fornecedores é o poder de negociação dos fornecedores com os compradores (só que, nesse caso, são as empresas do setor).

Os fornecedores possuem muito poder, podendo fazer uso deste para aumentar o preço dos produtos ou mesmo reduzir a qualidade dos mesmos.

É claro que esta situação ocorre quando determinado segmento da economia é composto por poucos fornecedores, assim como há muita diferenciação nos produtos que são ofertados, o altíssimo custo de substituição, a ameaça de produtos substitutos é baixa, entre outros fatores.

O significado de Poder De Barganha está na categoria Significados