Significado de Poligamia

O que é Poligamia

Poligamia é um termo que significa união nupcial de uma pessoa com várias pessoas.

O significado de poligamia corresponde a um sistema onde o homem tem mais do que uma mulher oficial em simultâneo, ou então a um sistema onde a mulher tem mais de um marido ao mesmo tempo.

Os significados decorrentes do termo poligamia derivam de duas palavras de origem grega, ambas cujo significado é casamento.

Para diferenciar os casos de mulheres e homens, usam-se os termos:

  • Poliginia – homem com mais do que uma esposa ao mesmo tempo;
  • Poliandria – Mulher com mais do que um marido concomitantemente.

O que é Poligamia:

Quando o homem tem mais de uma mulher simultaneamente, e quando a mulher tem mais de um marido ao mesmo tempo, estamos perante um sistema de poligamia.

Na Grécia antiga, esta palavra significava muitos casamentos, e por isso usamos o termo para os mesmos significados, representando aqueles que estão casados com mais do que uma pessoa ao mesmo tempo.

Nos países ocidentais a poligamia é proibida, sendo apenas tolerado o sistema monogâmico. A monogamia é o oposto da poligamia, e significa que um homem tem apenas uma esposa, e uma mulher apenas um marido.

Note que, na maior parte dos países ocidentais, ter mais do que um marido ou esposa é considerado crime punível por lei, correndo o risco de pena de prisão.

No entanto, na maior parte dos países árabes e em alguns países africanos, existe a tradição ter mais do que um parceiro de vida, obviamente sendo o mais comum o homem ter várias esposas (poliginia), já o contrário acontece apenas em sociedade matrilineares.

Os países islâmicos, há muitos séculos adotaram esse sistema, inclusive o grande profeta Maomé. No Alcorão (corresponde à bíblia dos islâmicos) a poligamia é regulada, permitindo aos homens um máximo de quatro mulheres simultaneamente.

Os significados relacionados com poligamia nada têm a ver com os significados relacionados com adultério. Adultério é quando um dos parceiros tem um amante, por isso uma relação não oficial.

Ao contrário, num sistema poligâmico, todos sabem do envolvimento amoroso com os intervenientes, sendo abençoada a relação através do casamento.

A poligamia mórmon foi permitida até 1890, mas a partir dessa data passou a ser proibida, sendo adotado o sistema monogâmico.

Um dos significados deste termo está relacionado ainda com o reino animal. Ou seja, falamos também em relações poligâmicas quando um animal possui vários parceiros sexuais durante o período fértil, ou período de reprodução.

Poligamia no Brasil

No Brasil é crime o casamento com mais do que uma pessoa, quer no caso dos homens, quer no caso das mulheres, sendo punível por lei, através do artigo 235 do Código Penal brasileiro, quer para poligamia feminina, ou masculina (vários casamentos), e também para bigamia (dois casamentos). Quem estiver em incumprimento corre o risco de reclusão de dois a seis anos.

Curiosidade:

Poligamia Kid Abelha – Música que fala das relações poligâmicas.

O significado de Poligamia está na categoria Significados