Significado de Portfólio

O que é Portfólio

Portfólio é uma lista de trabalhos já exercidos por um profissional.

Geralmente quando um indivíduo está se candidatando a algum trabalho ou projeto, envia seu portfólio, para que o cliente possa visualizar “certa coleção de trabalhos – que foram reunidas, ao longo do tempo e/ ou ao longo de suas experiências.

Tipos de portfólio e usos

Existem vários tipos de portfólios, exemplo:

  • Portfólio acadêmico.
  • Portfólio escolar.
  • Portfólio investimento.
  • Portfólio pessoal.
  • Portfólio exploratório.
  • Entre outros.

Portfólio acadêmico

Trata-se de uma ferramenta pedagógica que reúne trabalhos estudantis ou profissionais. Deve ser elaborado de forma organizada e em ordem cronológica. Através das tarefas realizadas, o portfólio acadêmico, apresenta habilidades e competências peculiares. Está intrinsecamente ligado ao contexto acadêmico.

Portfólio escolar

Na área da educação, o portfólio escolar é na verdade, um sistema de registros – que possui o objetivo de acompanhar o desenvolvimento dos alunos matriculados. Dessa maneira, é possível verificar o crescimento dos conhecimentos adquiridos de crianças e adolescentes.

Portfólio de investimento

Trata-se de um procedimento de grande importância para as empresas, pois envolve o orçamento do capital da empresa – quanto a busca de um conjunto de projetos ou trabalhos, que venham a trazer perpetuidade, repercussão positiva, rentabilidade, através de objetivos estratégicos.

Através do portfólio de investimentos é possível definir e fazer uso de métodos tradicionais de análise de investimentos, como valor presente líquido (VPL), incorporando também, atributos qualitativos, por meio do método de análise multicriterial chamado de Non-Traditional Capital Investment Criteria.

A partir de uma programação linear, é possível desenvolver um portfólio nesse contexto.

Portfólio pessoal

É um documento comprobatório que mostra o valor profissional e pessoal, de um candidato. Não é como um curriculum, pois este é feito de forma resumida, enquanto o portfólio, enfatiza com detalhes sobre as competências e talentos de uma pessoa, mostrando assim, todas as referências que competem ao seu perfil.

Todo portfólio pode ser feito de duas formas: Impressa, por meio eletrônico/ online. Em todo caso, as informações sempre serão as mesmas, somente a forma de elaboração e envio que podem ser diferenciadas.

Portfólio exploratório

Liga-se a projetos com petróleo e envolve estudo de campo.

Portfólio - como fazer?

O processo de desenvolvimento de um portfólio, envolve coletar dados, informações, transmitir objetividade e clareza.

A parte mais longa é a coleta, pois também é mais complexa. Em seguida vem a organização e montagem. Essa parte deve seguir o acompanhamento do índice, para que não se perca nada do que poderá ser exposto no portfólio.

Todo portfólio deve ser uniforme, podendo ser mais formal ou informal. Pode conter vários elementos, como fotografias, certificados, feedbacks e modelos de trabalhos.

Portfólio digital

Esse tipo é feito online ou por meio de um programa off-line, pode ser feito digitalmente, alguns sites disponibilizam vários acessos para a elaboração de um bom portfólio, que pode ser criado em Word, Excel, PPT ou por meio de vídeos e outros formatos, estes também podem ser feitos gratuitamente ou não.

De acordo com a profissão – o candidato deve elaborar seu portfólio, com base nos requisitos almejados, ou seja, se a oportunidade de trabalho surge para um designer gráfico, o mesmo deve levar em consideração, desenhos, gráficos, efeitos especiais por computador e etc.

O significado de Portfólio está na categoria Significados