Significado de Poseidon

O que é - Poseidon

Poseidon é um substantivo masculino. O termo é grego, mas tem origem desconhecida.

O significado de Poseidon define o deus dos mares e oceanos, conforme a mitologia grega. Para os romanos, Poseidon era chamado de Netuno.

Poseidon é filho de Cronos – o deus do tempo – e de Réia – a deusa da fertilidade. Cronos e Réis são pais de todos os principais deuses do Monte Olimpo, o que quer dizer que Poseidon é irmão de Zeus, Hades, Demeter, Hestia e Hera. Juntamente com Zeus e Hades, Poseidon era considerado um dos deuses mais importantes e poderosos, de acordo com a mitologia grega.

Conforme a lenda, Poseidon é caracterizado como uma figura forte e imponente, um homem musculoso, barba comprida. Sempre segurando um tridente na mão, Poseidon também era sempre visto acompanhado de um golfinho ou um cavalo-marinho gigante. Seu temperamento era instável e inconstante – por isso, quando estava irritado, o deus dos mares acabava descontando sua raiva gerando maremotos, tsunamis, tremores, entre outras catástrofes.

Pescadores e viajantes eram os povos que mais adoravam Poseidon, pois pediam proteção a ele quando estavam no mar, implorando que as águas estivessem calmas e não ocorressem tempestades.

Em mitos, Poseidon aparece em específico na Grécia Antiga. De acordo com as lendas, Poseidon disputou o controle da cidade-estado de Atenas contra a deusa Atena, mas acabou sendo derrotado. Outro mito conferido a Poseidon é sua ajuda aos gregos na Guerra de Tróia, um modo de se vingar do rei de Tróia por não ter lhe pagado pela construção do muro na cidade.

Como um símbolo da vida marinha, muitas pessoas procuram fazer alguma tatuagem ligando a figura de Poseidon, por ser o deus dos mares.

Poseidon: relacionamentos amorosos

Poseidon era casado com uma sereia, chamada Anfitrite. Seu relacionamento fez com que nascesse Tritão – metade homem e metade peixe. Entretanto, Poseidon tinha várias amantes, assim como seu irmão Zeus, o que fez com que ele gerasse muitos outros filhos, como o cavalo alado Pégaso, o gigante Órion e o ciclope Polifemo.

Uma das amantes de Poseidon foi sua própria irmã, Deméter.

Para fugir das investidas de Poseidon, Deméter se transformou em um cavalo. Porém, Poseidon transformou-se em um garanhão e passou a persegui-la até que conseguiu engravidá-la. Dessa união nasceu Arion, um poderoso e encantador cavalo.

Poseidon Filme

Poseidon é o nome de um filme norte-americano lançado em 2006 como uma adaptação da obra The Poseidon Adventure (traduzido no Brasil como “O Destino de Poseidon”), do autor Paul Gallico. A história aborda um luxuoso transatlântico chamado de Poseidon que fica de cabeça para baixo em alto mar após ser atingido por uma onda gigantesca. Com poucos sobreviventes, deverá haver a união deles para tentar escapar.

Na realidade, o filme de 2006 é a terceira adaptação do livro. Outras duas foram o “O Destino do Poseidon” de 1972 e “Poseidon” de 2005 (adaptação feita para a televisão).

O significado de Poseidon está na categoria Significados