Significado de Práxis

O que é Práxis

Práxis é um substantivo feminino com origem na palavra grega praxis, que significa conduta ou ação.

Significado de Práxis

O conceito de práxis está relacionado com a própria definição do seu termo de origem, podendo ser explicado como uma atividade prática em oposição à teoria.

Práxis está ligado a um caráter filosófico (especialmente na própria Filosofia e na Psicologia), pois é visto como uma fase fundamental no processo de obtenção de conhecimento. Práxis é classificada, nessas áreas, como uma ação voluntária guiada para um certo fim ou resultado.

Ao contrário da teoria, portanto, práxis intenciona buscar o conhecimento por meio de aplicações teóricas na realidade e da experiência do mundo físico.

Práxis também se refere a um movimento de vanguarda da poesia brasileira, que se originou e ocorreu no começo da década de 1960 do século XX. O líder do movimento foi Mário Chamie.

O conceito de práxis está mencionado em obras de Karl Marx e Jean Paul Sartre. Sartre menciona práxis em sua obra Crítica da Razão Dialética (Critique de la Raison Dialectique).

Karl Marx e Práxis

Embora tenha sido Aristóteles que primeiramente apresentou a definição de práxis, foi Karl Marx que aprofundou-se e ajudou na popularização do termo (e de seu uso na filosofia e nas teorias esquerdistas), que teve seu lugar nas ideias e pensamentos do marxismo.

Marx acredita que práxis é um aspecto que consegue diferenciar o homem dos outros animais, pois é ele que auxilia na determinação da transformação das estruturas sociais. Isso quer dizer que é por meio da práxis que o ser humano proporciona as transformações no mundo ao redor e – consequentemente – transforma a si mesmo.

Karl Marx usou a contextualização de práxis para criticar o materialismo e o idealismo.

Para o filósofo, o conhecimento que é adquirido pela práxis irá derivar novas teorias e reflexões, e como consequência, haverá uma nova práxis, e assim por diante. Haverá, assim, um processo de evolução constante no ser humano.

É somente através da práxis que o ser humano se conhece e se desenvolve, de acordo com Marx. Essa teoria também foi concordada por diversos psicólogos e pedagogos a fim de utilizá-la como método de educação e de compreensão do homem.

O significado de Práxis está na categoria Significados