Significado de Pré-sal

O que é Pré-sal

Pré-sal é um substantivo masculino.

Significado de Pré-sal

O conceito de pré-sal está associado com a geologia, pois representa uma parte da crosta oceânica que se encontra sob uma camada de sal situada no subsolo marinho.

Através de pesquisas, houve a afirmação que as rochas do pré-sal cobrem aproximadamente 800 quilômetros do litoral do Brasil – desde Santa Catarina até ao Espírito Santo. As mesmas pesquisas informaram que há grandes reservatórios de óleo que produzem petróleo nestas rochas.

A empresa brasileira Petróbras, em 2006, encontrou novas jazidas de petróleo na camada do pré-sal. A descoberta se tornou promissora para o país economicamente, e o nome pré-sal se tornou mais popular, pois anteriormente, a exploração de petróleo acontecia somente acima dessa camada de sal – o pós-sal.

O petróleo encontrado pela Petrobrás na camada do pré-sal está a cerca de 2 mil metros abaixo do nível do mar e aproximadamente 5 mil metros de profundidade na crosta oceânica. O pré-sal, portanto, está quase 7 quilômetros submerso.

Acredita-se que as reservas de petróleo que ainda não foram exploradas estão localizadas no Brasil, na costa ocidental da África e no Golfo do México.

Estima-se que o petróleo do pré-sal teve sua formação há cerca de 150 milhões de anos, por meio de micro-organismos sedimentados no fundo do oceano, no momento em que houve a separação das placas tectônicas que constituíam a América do Sul e a África.

Há algumas dificuldades e obstáculos na extração desse petróleo:

  • A profundidade,
  • O sal – na profundidade em que se encontra (três ou quatro mil metros de profundidade) – se torna um material instável,
  • Alto custo,
  • Deve-se manter o petróleo quente – se houver queda de temperatura acontece a formação de coágulos que entupirão os dutos.

Em novembro de 2013, a AIE (Agência Internacional da Energia) divulgou um relatório que aponta que devido ao óleo encontrado no pré-sal, o Brasil irá se transformar em um dos maiores exportadores de petróleo no mundo. Estima-se que em 2035, a produção de petróleo no Brasil irá triplicar, fazendo com que o país alcance o sexto lugar na lista dos maiores produtores mundiais de petróleo.

Há oposição quanto ao investimento na exploração do petróleo. Muitos pensadores e ambientalistas acreditam que o Brasil será um vilão do aquecimento global.

Com esse ponto em pauta, se sugere formas menos agressivas de obter energia para não impactar o meio ambiente.

O significado de Pré-sal está na categoria Significados