Significado de Preguiça

O que é Preguiça

Preguiça é uma palavra que pode ser usada como uma característica ou uma atitude onde ocorre pouca disposição para o trabalho ou até mesmo desânimo relacionado a algum tipo de atividade que requer energia. Pode também descrever outras características, como por exemplo, negligência, indolência, mandriice, demora ou lentidão para exercer qualquer tipo de atividade.

Alguns sinônimos para palavra preguiça são moleza, lombeira, mangona, esmorecimento, vagabundagem, lerdeza, vadiagem, marasmo, prostração e muitas outras expressões que são utilizadas em diferentes partes do país

A preguiça é um estado de torpor que muitas pessoas vivem e que, em certos casos, elas não querem ou não conseguem fazer o mínimo de esforço físico ou até mesmo intelectual. Alguns preferem viver à custa de outras pessoas, chegando ao ponto de não conseguirem agir ou serem proativas devido a esse estado, que pode acabar se tornando crônico.

A palavra também é utilizada no mundo das construções. Preguiça é o nome dado à corda que guia o peso dos guindastes, fazendo com que os mesmos não toque as paredes ou que fiquem presos nelas.

A preguiça não é uma doença, mas tem despertado o interesse de muitos cientistas, que tentam entender sobre essa condição que atinge milhares de pessoas.

Alguns cientistas da Universidade do Missouri chegaram a acreditar que existam genes específicos para esse mal e que seria um problema genético. Eles conseguiram encontrar esses genes nos ratos nos quais fizeram o experimento e constataram que há genes específicos da preguiça em suas cobaias.

Preguiça é o nome de um aparelho utilizado na serralharia que serve para apoiar uma barra de ferro enquanto está sendo manuseada. Também é o nome de uma peça de moinho, o pau que está ligado às cangalhas da moega em uma atafona (engenho de moer grãos).

O Papa Gregório Magno baseando-se na Epístola de São Paulo, definiu os sete pecados capitais, dentre eles encontra-se a preguiça, como um dos pecados do vício de conduta do ser humano. Na Bíblia Sagrada, em Provérbios, podemos encontrar uma advertência sobre os riscos da preguiça na vida de um povo.

Na língua Inglesa podemos encontrar as palavras “laziness ou slowness” que são usadas para fazer referência a pessoas preguiçosas e quando se faz referência ao animal “bicho preguiça” é usado o termo sloth.

Bicho Preguiça

No mundo animal podemos encontrar um mamífero de ordem Xenarthra denominado Bicho Preguiça. Ele pertence a duas famílias distintas. A primeira chamada de Bradypodidae, com três dedos, e a segunda denominada Megalonychidae, com dois dedos. Essas espécies são encontradas na América do Sul e Central.

Esse animal passa a vida inteira pendurado em árvores, descendo em média, uma vez por semana para fazer suas necessidades fisiológicas. Ele se alimenta à noite, geralmente de brotos, folhas, frutos e raízes e a única água que consome é aquela do orvalho encontrado nas folhas das árvores.

Enfim, podemos resumir a preguiça como um estado físico e mental de desânimo, lentidão ou morosidade, sendo que a mesma, apesar de não ser uma doença, pode ser sintoma de algum tipo de patologia.

O significado de Preguiça está na categoria Significados