Significado de Pressão

O que é Pressão

Pressão é uma palavra que chega ao português através do latim pressio. Apesar de sua forma poder levar a essa conclusão, pressão não é o aumentativo de pressa.

O que é Pressão

A pressão é uma grandeza científica, ou seja, é utilizada como medida. A pressão é a grandeza que mede a força aplicada sobre algo, independente de seu estado ser sólido, líquido ou gasoso.

Por causa de uma analogia com a ciência, pressão também indica o ato de pressionar alguém, ou seja, de fazer força para que uma pessoa aja de determinada maneira.

Na Física, a pressão tem o objetivo de comprimir e isso pode ser algo que ajude ou que atrapalhe o ser humano. A pressão do fundo do mar, por exemplo, é algo que atrapalha, pois muitos mergulhadores que não estão bem preparados podem morrer ou sofrer da chamada doença da descompressão, ou mal dos mergulhadores, que é quando o mergulhador muda rapidamente de pressão, o que faz com que os gases presentes no sangue formem bolhas que obstruem os vasos. Por isso, é recomendado que, após mergulhões profundos, espere-se algum tempo após viajar de avião, para que o organismo se acostume.

Assim como todas as demais grandezas, a pressão pode ser calculada. A pressão é a razão entre a força aplicada e a área na qual ela é aplicada, assim:

            F

P =    ______

            A

O Sistema Internacional de Unidades determina que a pressão é medida em N/m². Isso ocorre porque a força é medida em Newton e a área é medida em metro quadrado.

A unidade de pressão, o Newton, foi batizada em homenagem ao físico Sir Isaac Newton, que foi quem descobriu a gravidade. Um Newton equivale a 0,2248 libras-força.

A unidade padrão de pressão chama-se Pascal e é o equivalente a 1N de força uniformemente aplicada sobre um objeto de 1 m². Esta medida é dada em homenagem a Pascal, um físico francês.

Pressão arterial

Pressão arterial é o nome dado à força que o sangue exerce nas paredes dos vasos sanguíneos quando o coração bombeia.

O valor da pressão, próximo ao coração, chega ao máximo de 120 mmHg e, nos vasos capilares, mais distantes, chefa a um mínimo de 30 mmHg. Os valores, porém, são variáveis de acordo com o peso, a dieta, a saúde cardíaca, a viscosidade do sangue e o tônus muscular de cada indivíduo.

Uma pressão arterial saudável pode variar de 60/80 mmHg a 90/140 mmHg em pessoas adultas e saudáveis. Uma pressão abaixo disso pode indicar hipotensão, ou pressão baixa. Em geral, isso pode ser resolvido colocando sal embaixo da língua ou deitando com as pernas para cima. A hipertensão, por outro lado, é controlada com medicamentos.

Caso os problemas de pressão sejam constantes é necessário consultar um médico para descobrir a origem do problema e iniciar o tratamento. Jamais deve-se tomar medicamentos sem indicação médica.

Pressão absoluta

Pressão absoluta é um termo utilizado na mecânica que corresponde à soma da pressão relativa e da pressão atmosférica normal. Essa grandeza é bastante utilizada no dia a dia ao calibrar os pneus de um carro.

Pressão atmosférica

A pressão atmosférica existe, pois a Terra é envolta por uma camada de gases e esses gases exercem força sobre a superfície do planeta.

Quanto mais próximo do mar, maior é a pressão. Assim, a pressão máxima é aquela no fundo dos oceanos e, a mínima é no limiar da atmosfera terrestre. Machu Pichu, por exemplo, é uma cidade bastante alta e, muitos viajantes precisam de oxigênio extra, pois lá a pressão é menor e isso influencia na respiração.

O significado de Pressão está na categoria Significados