Significado de Proativo

O que é Proativo

Proativo é um adjetivo composto existente em língua portuguesa, formado pela preposição pro e pelo adjetivo ativo.

A preposição pro vem do latim e indica “a favor de”, já ativo tem a ver com atividade, movimento, ação.

O significado de proativo não é ao pé da letra. Este adjetivo é utilizado para fazer referência a uma pessoa que age antecipadamente e que, dessa forma, é capaz de solucionar ou evitar situações e questões futuras.

Uma pessoa que é proativa é aquela que age com proatividade. Essa é uma qualidade que muitas instituições e empresas buscam em um indivíduo. Assim, os departamentos de RH, na seleção, costuma dar preferência a candidatos que possuam a proatividade como uma de suas características.

Proativo pode ser traduzido para a língua inglesa para proactive ou ainda para  a expressão self-starter, que quer dizer algo como “quem começa as coisas por sua própria conta”.

Proativo, pró-ativo ou pro ativo

A palavra proativo costumava ser escrita, em português, com hífen: pró-ativo. Após o Novo Acordo Ortográfico, que visa unificar cada vez mais o português escrito ao redor do mundo, a palavra passou a ser escrita junta, ou seja, não tem hífen: proativo.

Apesar disso, ainda é comum encontrar a grafia pró-ativo, bastante possível caso a pronúncia seja com o “ó” como vogal tônica.

Proativo e Reativo

Proativo e reativo são adjetivos que possuem sentidos diferentes e até mesmo contrários.

Um indivíduo que possui um comportamento proativo é alguém que busca sempre evitar problemas ou mesmo resolvê-los antes que eles comecem a acontecer. Proatividade tem a ver com olhar para o futuro, com planejamento. Portanto, é possível perceber que pessoas proativas são excelentes adições a empresas, pois elas, muitas vezes, evitam situações que trariam problemas ou mesmo que fariam a empresa perder dinheiro ou valor no mercado empresarial.

Já o indivíduo reativo é aquele que costuma reagir após um fato, ou seja, que não prevê, que não busca evitar os problemas, mas sim resolvê-los conforme forem aparecendo.

O comportamento reativo, embora não seja algo ruim, não é algo tão desejado quanto um comportamento proativo, pois, enquanto a pessoa proativa não deixa um problema acontecer ou se prepara para lidar com ele da melhor forma possível quando ele chegar, a pessoa reativa não se preocupa com antecedência e nem se planeja para esse tipo de situação.

Já no ramo da química, são chamadas de substâncias reativas aquelas que reagem em contato com determinado composto. Por isso, esse tipo de substância é bastante utilizada para identificar a natureza de algo. Por exemplo, para determinar o tipo sanguíneo e o fator Rh são utilizadas substâncias reativas.

O significado de Proativo está na categoria Significados