Significado de Profano

O que é Profano

Profano, dependendo do contexto, pode ser um verbo (presente do indicativo do verbo profanar), um substantivo masculino ou ainda (e mais comum) como um adjetivo masculino.

Tem como origem o termo profanum – também visto como profanus – onde pro significa “ante” e fanum (templo, espaço sagrado).

Significado de Profano

Profano tem como conceituação tudo que desobedece as regras sagradas, ou seja, é o que se torna adverso ao respeito em relação às divindades.

Como adjetivo masculino, profano significa aquilo que é alheio (estranho) à religião.

Uma pessoa profana é aquela que viola as regras sagradas e usa exageradamente práticas indignas e impuras.

Dessa maneira, as pessoas que ficavam dentro do templo religioso eram chamadas de religiosas ou sagradas (sacras), enquanto que as que permaneciam fora ou na frente do templo eram os não religiosos: os profanos.

Em sentido figurado, o termo profano designa alguém que é estranho ou alheio aos conhecimentos e ideias sobre certo assunto – é um leigo.

Por exemplo: “Sou profano em relação a questões de separações conjugais. Na verdade, ainda irei aprender sobre esse assunto no próximo semestre do curso de Direito.”

Na Bíblia, o termo profano é notável. Por exemplo, em Ezequiel capítulo 44, versículo 23 é possível ler as seguintes orientações dadas aos sacerdotes da época: “Deverão ensinar o meu povo a distinguir entre sagrado e profano, e farão que ele conheça a diferença entre puro e impuro.”

Profano pode ser usado para indicar aquilo que falta com respeito para com uma religião. Por exemplo: “Márcio colecionava livros profanos sem conhecimento do restante da família.”

Algo material ou mundano pode ser chamado de profano, quando está longe de questões elevadas e de espiritualidade. Por exemplo: “Meu filho sempre quis se tornar padre e estar mais próximo de Deus, porém ele ainda lidava com muitos problemas profanos em sua vida.”

Profanação é o termo para designar a violação de símbolos religiosos ou sagrados.

O significado de Profano está na categoria Significados