Significado de Prolixo

O que é Prolixo

Prolixo é um adjetivo com origem na palavra em Latim prolixus, onde pro significa para frente e lixus significa líquido.

Significado de Prolixo

Prolixo significa muito longo, demorado ou extenso.

Através da origem da palavra, tem-se o ato de derramar líquidos. A ideia se transformou, com o passar do tempo, para derramar palavras – para designar indivíduos que tinham facilidade em se expressar. Atualmente, porém, a conceituação mudou.

Usa-se o termo prolixo para se referir a qualquer coisa que é feita com cuidado em demasia – dedicando-se e atendo-se aos detalhes (dessa forma, pode-se garantir qualidade em determinado trabalho, texto ou projeto, por exemplo). Também pode determinar alo que tenha uma duração exageradamente longa, que pode acabar ficando cansativa e chata.

Prolixo também pode ser empregada para referir-se a alguém que fala ou escreve de forma demorada, excedendo-se no uso das palavras.

Conciso (sucinto ou lacônico) é antônimo de prolixo, pois significa expressar-se com um número reduzido de palavras.

Fidel Castro era um exemplo de prolixo, pois discursava por horas a fio. Por isso, a palavra está ligada a algo que se torna cansativo. A pessoa se prende a um discurso demasiadamente demorado, deixando o texto enfadonho e entediante.

Em inglês, o termo prolixo é traduzido para wordy ou verbose.

Exemplos de frases com prolixo

“O candidato à presidência é prolixo, pois escreveu uma declaração enorme e supérflua.”

“A insônia do público deveu-se ao discurso prolixo do senador.”

“Meu filho é muito prolixo em relação aos trabalhos de casa.”

“O trabalho prolixo da reforma da casa deve-se ao homem que me indicaste!”

O significado de Prolixo está na categoria Significados