Significado de Pungente

O que é Pungente

Pungente é uma palavra pertencente à classe dos adjetivos e caracteriza tudo aquilo que pode causar uma impressão muito viva e dolorosa, ou mesmo um ferimento profundo.

O que é pungente

A origem da palavra pungente vem do latim “pungens”, e significado de pungente é bastante amplo, podendo se referir a um objeto cortante, ou mesmo a um sentimento que cause comoção intensa.

Significado de pungente

Na antiguidade, ser pungente era a característica de certas substâncias utilizadas para fins medicinais ou encantamentos.

O gengibre, por exemplo, assim como a canela, eram apreciados pelo seu aroma e sabor pungente.

Nas artes, o amor, por inúmeras vezes, foi descrito como uma ação pungente que dilacera o peito e causa sofrimento profundo.

Na literatura, a dor pungente do amor de Romeu e Julieta foi descrita de maneira detalhada por Shakespeare.

Um amor sofrido, marcado pelo intenso, pela dor, pela angústia de não poder se realizar.

O amor, para Romeu, é uma flecha pungente que atinge sem vacilar e, para Julieta é na mais pungente dor que o amor cria viço.

O amor pungente também foi à marca do romantismo e muitos poetas deixaram no papel seu sentimento.

Na música brasileira, a força do termo pungente foi reconhecida pela interpretação dada por Elis Regina aos versos da canção “O Bêbado e o equilibrista”

 “Mas sei que uma dor assim pungente/Não há de ser inutilmente”.

Sinônimo de pungente

Os sinônimos mais comuns de pungente são os termos cáustico, ferino, mordaz, doloroso, torturante, aflitivo, sarcástico, cínico, penetrante, agudo e intenso.

Por sua vez seus principais antônimos de pungente são: indiferentes, reservado, insensível, frio, desprendido, desleixado, desinteressado, descuidado, desatento, afastado e negligente.

O significado de Pungente está na categoria Significados