Significado de Puxa Saco

O que é Puxa Saco

Puxa-saco é tanto um adjetivo como um substantivo para ambos os gêneros, masculino e feminino. A origem do termo é militar – proveniente de outras épocas quando oficiais em viagem acomodavam suas roupas em sacos. Outro soldado específico era designado para carregar as roupas dos oficiais – ou seja, carregar o saco ou também dito como puxar o saco dos oficias.

Significado de Puxa-saco

Em sentido pejorativo, puxa-saco significa baba-ovo, bajulador ou adulador.

Um indivíduo puxa-saco tem como característica o elogio excessivo para alguém com interesse em obter vantagem para si. O puxa-saco mostra grande admiração para alguém que é superior em alguma hierarquia, tal como um professor ou um patrão.

Um puxa-saco é alguém que possui menos importância dentro de uma hierarquia, que presta favores a alguém superior e possui disponibilidade frequente para tirar proveito de alguma situação.

Outro sentido para o puxa-saco está associado ao artesanato, em relação a um objeto (que pode ser fabricado com diversos materiais, tais como crochê ou mesmo garrafas pet) localizado geralmente nas cozinhas. O puxa-saco, nesse caso, serve para guardar bolsas de plástico no seu interior, de modo que seja possível facilitar a organização.

Exemplos de frases com puxa-saco

“Meu colega conseguiu subir de cargo pois ele é um puxa-saco do chefe.”

“Carlos é o aluno mais puxa-saco da escola. Ele bajula todos os professores do seu ano!”

“Muitos puxa-sacos rodeavam o vereador recentemente nomeado.”

“Na família, a maior puxa-saco é a minha sobrinha de 10 anos. Ela sabe que se me bajular muito lhe darei diversos presentes de aniversário.”

O significado de Puxa Saco está na categoria Significados