Significado de Quaresma

O que é Quaresma

Quaresma é um termo proveniente do Latim quadragesima, que significa “quarenta dias”.

O que é Quaresma:

O significado de Quaresma é o tempo de quarenta dias que precedem a mais importante comemoração do cristianismo: a Páscoa – data da ressureição de Jesus Cristo, e tem sua comemoração no domingo desde o século IV.

A Quaresma é o ritual de conversão e preparação para a Páscoa, iniciando-se na Quarta-feira de Cinzas e terminando no Domingo de Ramos, um dia antes do Domingo de Páscoa.

A Quaresma se insere no tempo da preparação do Ciclo Pascal – que é separado em preparação, celebração e prolongamento.

Nesses quartenta dias, há a preparação e respeito por algumas tradições.  Além disso, o tempo da Quaresma serve para trazer reflexão, espiritualidade, praticar a caridade, realizar orações e penitências para lembrar os quarenta dias que Jesus passou no deserto e todo o sofrimento que ele resistiu na cruz. Por isso, a Quaresma estimula as pessoas a serem melhores, viverem mais próximas de Cristo e se arrepender de seus pecados.

A cor litúrgica da Quaresma é o roxo – simbolizando luto, penitência, tristeza e dor. A Quaresma é a época do arrependimento, do perdão e da reconciliação fraterna; é apreciar e conhecer a Cruz de Jesus – é retirar o ódio, rancor, inveja e outros sentimentos ruins do coração, pois eles se opõem ao amor que Deus tem pelo ser humano e vice-versa.

Na Bíblia, quarenta é um número visto com bastante frequência, de modo que ele representa o período de quarenta dias ou quarenta anos, que antecederam ou marcaram fatos notáveis: os quarenta dias de dilúvio, os quarenta dias que Moisés passou no Monte Sinai, os quarenta dias de Cristo no deserto, os quarenta anos de peregrinação do povo israelita, entre outros fatos importantes.

Duzentos anos depois do nascimento de Jesus, a preparação para a festa de Páscoa era somente de três dias, regados de orações, jejum e meditação. Em torno do ano 350 d.C, a Igreja ampliou o tempo para quarenta dias.

Assim, celebrar a Quaresma é aceitar a presença de Deus, tempo de mudança interior, tempo de graça e salvação e viver de maneira plena, intensa e livre.

Quaresma de São Miguel

A Quaresma de São Miguel é uma tradição que foi criada por São Francisco de Assis, no ano de 1224. A Quaresma de São Miguel é também um período de quarenta dias, mas que começa no dia quinze de agosto e dura até dia 29 de setembro.

Também é um período de jejuns, penitências e orações, influenciado pelo Arcanjo Miguel. Para São Francisco de Assis, o Arcanjo Miguel era responsável por salvar as almas e era capaz de retirar as almas do purgatório.

São Francisco de Assis foi um santo que sempre procurou renovar sua fé em Jesus todos os dias e se manter próximo a Deus. Ele mantinha como tradição realizar até três quaresmas anualmente. Ainda, ele possuía como vocação e desejo buscar a salvação de todos os homens.

O significado de Quaresma está na categoria Significados