Significado de Quíchua

O que é Quíchua

Quíchua é o nome de uma língua indígena falada na região dos Andes, e que se divide em diversos dialetos encontrados principalmente no Equador, Chile, Bolívia, Argentina, Peru e Colômbia. Quíchua também pode ser usado para designar o indígena pertencente a uma etnia que fala o idioma quíchua.

O quíchua é um idioma muito importante ainda hoje, de acordo com estimativas um pouco imprecisas, estima-se que cerca de 10 milhões de pessoas ainda falam a língua que foi o idioma oficial do Império Inca. No Equador, Bolívia e Peru, o quíchua é também uma língua oficial, sendo o idioma original da América do Sul mais falado nos dias de hoje.

Apesar de bastante antigo, o quíchua praticamente nunca teve registro escrito até a chegada dos colonizadores espanhóis que adotam o idioma para se comunicar com os nativos e promover sua conversão ao Cristianismo e a catequese.

O contato dos espanhóis com os quíchuas fez com que diversas palavras do idioma andino fossem incorporadas ao espanhol, sendo que muitas delas acabaram chegando também ao idioma português. Entre as palavras de origem quíchua familiares aos brasileiros, podemos citar: gaúcho, lhama, batata, puma, condor, mate, chácara, pampa, coca, inca, vicunha, guano, guampa entre outras.

Quíchua e Star Wars

O idioma quíchua também inspirou George Lucas, que fez com que o personagem Jabba, the Hutt, um dos vilões da consagrada série Star Wars falasse um idioma inspirado na língua sul-americana, que no universo da série é chamado de hutês. Outro personagem que fala um idioma que tem ligação com o quíchua é Greedo, morto por Han Solo. Em respeito ao povo quíchua, os diálogos em quíchua do personagem foram gravados e rodados ao contrário. A ideia de usar o idioma era brincar com a ideia de que os povos quíchua têm ligação com extraterrestres como defendem algumas teorias.

O significado de Quíchua está na categoria Significados