Significado de Quimera

O que é Quimera

Quimera é uma palavra que possui vários significados; assim o seu conceito depende do contexto no qual é empregada.

Significado de Quimera

Quimera pode ser um fenômeno genético, um peixe, uma figura mítica, etc.

O que é Quimera:

Quimera é um peixe da espécie dos holocéfalos que vive em águas profundas nos mares. Trata-se de um tipo de peixe cartilagíneo pouco comum. É parente das raias e tubarões. Seu maxilar é fundido ao crânio e não tem escamas. Ele ainda possui um opérculo que recobre sua câmara branquial. Uma das 5 barbatanas presentes no peixe quimera, localizada na cabeça, permite ao macho prender a fêmea durante a cópula. Os peixes quimeras se alimentam de invertebrados e outros peixes, mesmo tendo somente seis dentes.

Mitologia grega quimera/ quimera mitologia grega

Quimera, na mitologia grega, é um animal que surgiu na Antiga Grécia, em meados do século VII a.C. Era desempenhado pela mistura entre o corpo de uma cabra e de uma leão. Segundo a mitologia grega, a quimera era considerada uma espécie de fera/besta que soltava fogo pelas narinas.

A quimera podia também ter corpo e cabeça de leão com mais duas outras cabeças; cauda de serpente, duas cabeças e corpo de cabra. Na Grécia Antiga, a quimera integrava o imaginário das pessoas e era bastante temida por elas. Os habitantes da Grécia acreditavam que esse monstro vagava pelas cidades destruindo e matando seus rebanhos devido ao fogo que soltava pelas ventas.

Segundo Lucrécio (poeta e filósofo latino, séc. I a.C), a quimera era um leão na frente, uma cabra no meio e uma cobra atrás, porque o indivíduo em sua mocidade é selvagem assim como o leão, usa de agudeza de vista no meio da vida como a cabra e enrosca-se como uma cobra ao final de sua existência.

Ainda na mitologia grega, a quimera se deu da junção entre Tifão (deus dos vendavais) e Equidna (monstro com cauda de serpente e corpo de mulher). Segundo essa mitologia, a quimera foi extinta pelo heroi grego Belerofonte com o auxílio de seu cavalo alaso Pégaso.

Atualmente, o sentido de quimera é uma motivação que impulsiona a pessoa em sua trajetória de vida, a busca de um ideal. Por outro lado, a extensão de quimera é o sonho, fantasia, projeto absurdo, utopia, algo irrealizável, produto da imaginação que não tem fundamento real.

Quimera na genética/quimera genética

Na genética, quimera se refere ao nome de um animal que possui duas ou mais populações de células distintas geneticamente. Estas se originaram de diferentes zigotos e é bastante rara ser encontrada em seres humanos. Até então, tem-se registrado somente 40.

Em relação às pessoas, a quimera é também conhecida como quimera tetragamética, o que ocorre quanto um indivíduo apresenta dois tipos de células distintas a nível genético. Normalmente esse processo acontece quando um humano tem sua origem em dois indivíduos que no útero materno se uniram ainda em fase embrionária nascendo gêmeos não idênticos.

Origem da palavra quimera

O termo quimera vem do latim chymaera, do grego khímaira “mostro fabuloso”. Quimera era também o nome de uma montanha da Lícia (Grécia). Dizem que esse lugar era supostamente onde habitava a criatura horrenda.

O significado de Quimera está na categoria Significados