Significado de QWERTY

O que é QWERTY

QWERTY são as 6 primeiras letras distribuídas exatamente nessa ordem na primeira fileira, partindo da esquerda para a direita do teclado de um computador ou notebook.

É também o nome do teclado de computador mais popular do mundo criado pelo norte americano Christopher Latham Sholes, por volta de 1868 e que a partir de 1873 tornou-se o modelo de teclado das máquinas de escrever já que apresentava melhor disposição das letras do que o modelo criado por James Densmore.

Com o novo modelo de teclas houve a diminuição de dois problemas que, na época, eram impertinentes: melhor organização (através da aproximação dos pares de letras, que os mais utilizados pelos nativos de países de língua inglesa) e a redução dos incômodos travamentos de teclas (que eram bastante comuns naquele período).

Ainda que novos padrões tenham surgido após este período, nenhum deles – inclusive o Dvorak que é um teclado simplificado lançado em torno de 1930 - alcançou a popularização do QWERTY que, no Brasil, sofreu somente um acréscimo da cedilha “ç” que não existe na língua inglesa.

O alcance do modelo QWERTY foi tão grande que são grandes também as quantidades de smartphones que adotaram o seu layout em seus teclados internos o que é bastante cômodo para os usuários que já estão habituados.

QWERTY é o título de duas canções, sendo uma gravada pela banda de rock Linkin Park, cuja letra fala de uma pessoa que se esconde atrás de mentiras e sem saber acabou passando dos limites e, da banda de heavy metal Mushroomhead que retrata o dia ruim que uma pessoa acabou enfrentando com mentiras e farsas.

QWERTY é também o nome de um site de notícias que surgiu em novembro de 2013 na cidade de Dom Pedrito, no Rio Grande do Sul e que divulga, diariamente, as notícias locais e nacionais.

 

O significado de QWERTY está na categoria Significados