Significado de Raciocínio

O que é Raciocínio

Raciocínio é um substantivo masculino que nomeia as opiniões ou juízos dos seres humanos. É o ato de raciocinar, a procura do entendimento de fatos e ações, é a formulação de ideias ou a dedução de algo a partir de premissas.

Os sinônimos de raciocínio são: juízo, argumento, observação, discurso e preposição.

O raciocínio é uma operação lógica mental, onde o pensamento humano faz comparações entre ideias, fatos e acontecimentos para chegar a respostas e conclusões. Diz-se que tem raciocínio rápido os que conseguem chegar rapidamente a respostas por meio do seu pensamento.

O raciocínio é a base do racionalismo, uma corrente filosófica que prioriza a razão para, dessa forma, encontrar a verdade. Portanto, o racionalismo privilegia a razão no lugar das experiências do mundo, buscando a certeza por meio da demonstração e da análise.

Raciocínio lógico

O raciocínio lógico é a união da dedução, indução e abdução, para chegar à resolução de problemas. Quem possui a habilidade de raciocinar logicamente, tem a capacidade de prever problemas e, principalmente, de solucioná-los rapidamente.

Testes de raciocínio lógico são aplicados por diversas empresas para ajudar a filtrar os candidatos com maior habilidade mental, como em provas de concursos públicos e seleções de trainee, por exemplo.

Tipos de raciocínio

Raciocínio verbal: É o raciocínio compreendido por meio de elementos verbais, que levam a respostas e significados.

Raciocínio espacial: É o raciocínio que se dá por meio da visualização e da capacidade de pensar em três dimensões, para dessa forma, criar representações visuais pelo pensamento.

Raciocínio abstrato: É o raciocínio formado por conexões abstratas ou pensamentos abstratos a fim de formar ideias.

O significado de Raciocínio está na categoria Significados