Significado de Ratimbum

O que é Ratimbum

Ratimbum é uma palavra que possui algumas teorias interessante.

Significado de Ratimbum

A definição do termo Ratimbum está ligada a essas teorias propagadas.

A mais aceita, ultimamente, é que Ratimbum seria uma onomatopeia, ou seja, é uma figura de linguagem – uma imitação de um som.

Já a outra teoria bastante conhecida é um pouco mais dramática. Através de uma lenda, diz-se que a palavra Ratimbum seria uma palavra mágica, utilizada para rituais satânicos. Para essa lenda, Ratimbum é “eu amaldiçoo você”.

Por meio dessas lendas antigas, a palavra Ratimbum seria um termo usado pelos magos persas, durante a Idade Média, nesses rituais, para que o mestre dos magos ressurgisse das cinzas. Quando ressurgido, o mestre realizaria os desejos da pessoa que o proclamou.

Outra teoria bastante popular é que Ratimbum é um termo que se refere a um rajá indiano, conhecido como Timbum. Timbum visitou faculdades na Índia e fez com que muitos estudantes fossem cativados pelo som do seu nome.

É por meio dessa teoria que surgiu o hábito de cantar “Rá-tim-bum” em cantos de feliz aniversário, pois esses mesmos estudantes eram convidados para festas de aniversário!

Castelo Rá-Tim-Bum

Castelo Rá-Tim-Bum foi um programa de televisão que fez muito sucesso, sendo exibido entre os anos de 1994 e 1997, através do canal TV Cultura.

Esse programa possuiu 90 episódios, atraindo o público infanto-juvenil. Ainda hoje, é considerado um dos melhores programas da história da televisão no Brasil.

Seu sucesso e objetivo educativo fez com que outras franquias fossem criadas para entreter e educar: o Teatro Rá-Tim-Bum e a Ilha Rá-Tim-Bum.

O significado de Ratimbum está na categoria Significados