Significado de Razão Social

O que é Razão Social

Razão social é o nome pelo qual uma firma comercial é conhecida, não importando se ela for uma sociedade anônima ou limitada.

A razão social de uma empresa está presente em todos os processos burocráticos e o nome que é apresentado para a população. Por isso, em documentações de cunho formal, jurídico e administrativo deve constar a razão social da organização, como, por exemplo, em folhas de salários ou em contratos.

O significado de Razão social, portanto, é de uma denominação e assinatura com validade legal de uma pessoa jurídica, ou seja, a demonstração de sua constituição legal. É o nome oficial de um empreendimento – conforme o registro no Cartório ou na Junta Comercial localizada na cidade-sede da empresa.

Possuir a razão social é garantir que a organização está devidamente registrada no país.

A razão social não pode ser semelhante ou mesmo parecida com a de outra empresa – antes de registrar o nome é indicado realizar uma pesquisa para ter garantias que o nome será exclusivo.

Nome fantasia

Há muita confusão sobre a diferença entre Razão social e Nome fantasia.

O nome fantasia, ao contrário da razão social (que é o nome oficial da empresa – algo formal e legal), é a denominação popular (informal) da organização – que pode ou não ser parecida com a razão social.

O nome fantasia serve para que a empresa seja reconhecida pelos clientes e que continue atraindo mais público. A escolha do nome é feita conforme o tipo de organização, que tipo de público é atendido por ela e de acordo com as estratégias de vendas e de marketing.

O registro do nome fantasia é realizado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

O significado de Razão Social está na categoria Significados