Significado de Respeito

O que é Respeito

Respeito é um verbo (presente do indicativo do verbo respeitar) e também pode ser um substantivo masculino.

O termo tem origem na palavra respectus, em Latim, que significa “olhar outra vez”. A tradução quer indicar que quando algo merece um segundo olhar ele é digno de respeito.

Significado de Respeito

Respeito é um sentimento positivo que condiz com o ato ou efeito de respeitar, assim como de ter apreço, deferência e consideração por algo ou alguém.

A palavra respeito, para melhor entendimento, pode ser definida como uma atitude de admiração que se demonstra ou se sente por uma outra pessoa ou por alguma coisa que é confiável, que possui boas qualidades ou ideias e é apreciável.

Pela conceituação do termo em Latim, pode-se determinar que a palavra respeito pode ser utilizada como uma maneira de veneração, homenagear, elogiar ou prestar culto a uma entidade (podendo ser uma religião ou uma pessoa). A expressão “apresentar os seus respeitos” enquadra-se nesse contexto.

Um exemplo também é com a frase: “Eu a respeito muito, não só por ser minha mãe.”

Dentre os diversos valores que um ser humano pode possuir, o respeito está entre os mais importantes para toda e qualquer interação social. É possível notar que dentro de variadas religiões é possível ver a defesa do tema “respeito ao próximo” – premissa básica e essencial para que uma convivência saudável em sociedade, família ou grupo, por exemplo.

Dessa forma, o respeito é um valor que faz com que uma pessoa evita agir de maneira condenável, perigosa ou até mesmo mesquinha contra outro indivíduo.

O ato de respeitar também está associado com a empatia por alguém ou em favor de uma causa, não importando se for de cunho religioso ou não.

Além disso, a palavra respeito é vista como um sentimento em relação ao cumprimento e obediência de algumas normas e regras, como é o caso do respeito pelas leis de um país.

Outro uso do termo respeito é quando alguém fala sobre um tema específico com respeito, por exemplo, sobre diferentes crenças, condutas ou religiões. Isso quer dizer que o indivíduo debateu sobre o assunto de forma sensível e prudente.

A respeito de e com respeito a são duas expressões que servem para referenciar algo. Geralmente são substituídas por “relativamente a”.

Exemplos: “O presidente não falou a respeito de sua condenação.”

Outras expressões com a palavra respeito são:

  • Com todo o respeito – que sinaliza afirmar ou expressar uma opinião que está em desacordo com a de outra pessoa, mas de forma polida.
  • Salvo o respeito – que significa “com a licença”.
  • Em respeito de – que faz uma comparação à outra coisa.
  • De respeito – uma pessoa ou mesmo ocasião considerada importante e respeitável.
  • E diz respeito – que procura indicar algo que pertence ou é de responsabilidade de alguém.

Exemplos de frases com as expressões:

“Com todo o respeito, acho que você deveria ser mais educado com os mais velhos.”

“Essa família é de respeito, pois foi uma das fundadoras da cidade.”

“Você é muito novo para entender Renan! Isso não lhe diz respeito.”

O significado de Respeito está na categoria Significados