Significado de RGB

O que é RGB

RGB é a abreviação em inglês da composição de cores suplementares, que são o Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue). O RGB é utilizado para a reprodução de cores em computadores, câmeras digitais, monitores de televisão, entre outros dispositivos eletrônicos.

O padrão RGB é baseado na tricromacia, que é a capacidade do animal, incluindo os seres humanos, de perceber as tonalidades para formar a visão colorida.

Essas três cores são as mesmas que compõem as cores primárias, que podem ser combinadas para criar outras cores, como por exemplo:

  • Vermelho + Azul = Magenta
  • Verde + Vermelho = Amarelo
  • Azul + Verde = Ciano

Para formar as cores, existe uma escala de números que vão do 0 ao 255, sendo que (0, 0, 0) resulta no preto e (255, 255, 255), resulta no branco, e a partir da variação dos números obtém-se determinada cor e sua variação para tons mais escuros ou tons mais claros.

Fora dos dispositivos eletrônicos, o RGB é usado em fitas de LED, também conhecidas como LED RGB, que são facilmente encontradas em bares, boates, restaurantes e em eventos. Esse é um tipo de iluminação colorida utilizada com o objetivo de chamar atenção ou dar destaque a algo, como por exemplo, para dar destaque a um quadro ou para dar um clima de empolgação à uma festa.

O significado de RGB está na categoria Significados