Significado de RH

O que é RH

RH é uma sigla utilizada no meio empresarial.

O que é RH?

O significado de RH é Recursos Humanos. Recursos Humanos possui duas definições importantes:

  • Departamento ou pessoa que possui responsabilidades dentro de uma empresa, relacionadas aos trabalhadores,
  • Totalidade de empregados e colaboradores de uma organização sob conceituação da palavra, ou seja, o meio humano de produção de uma empresa.

Ainda, RH pode ter ainda como definição o conjunto de práticas de recursos humanos, isto é, decisões aplicadas e decididas pela empresa para concretizar as atividades pertinentes ao setor de RH.

Em relação a primeira definição, pode-se apontar como responsabilidades do RH:

  • Recrutar, selecionar e contratar novos empregados,
  • Realizar a integração dos novos empregados, além de garantir suas remunerações, por meio de um plano de carreira,
  • Acompanhar questões voltadas para a segurança do trabalho e da higiene,
  • Realizar treinamento e aperfeiçoamentos para os empregados,
  • Garantir e proporcionar um clima de harmonia e companheirismo no trabalho,
  • Para algumas empresas, o setor também realiza as atividades voltadas à folha de pagamento, controle de horas extras e cálculo e pagamento de rescisões.
  • Garantir um bom sistema de comunicação entre todos os empregados e demais funcionários e colaboradores da empresa.

Pode-se afirmar que uma das políticas do setor de Recursos Humanos é equilibrar todo o esforço por parte dos funcionários com a própria estratégia da empresa.

Outras importâncias e responsabilidades do RH

Como um setor empresarial, o RH é fundamental para uma empresa, já que ele lida com pessoas. Desse modo, há a necessidade de possuir objetividade e organização para realizar tal atividade com eficiência.

Em empresas de grande porte, o setor de RH também possui como responsabilidade a assistência social, ou seja, acompanhar exames médicos dos funcionários, tanto para admitir ou demitir pessoal e os periódicos.

Importante também é que, em algumas empresas, o RH é responsável sobre as decisões empresariais voltadas ao pessoal, como, por exemplo, acompanhar negociações em situações de greve ou paralisação, já que esta pode manter contato e reunir-se com o sindicato da categoria.

Atualmente, a área de Recursos Humanos possui não só administradores, como também psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e advogados para cumprir com todas as suas funções e obrigações dentro da organização.

O significado de RH está na categoria Significados