Significado de Rosa De Hiroshima

O que é Rosa De Hiroshima

Rosa de Hiroshima é o nome de um poema escrito por Vinicius de Moraes e se refere aos bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki no Japão, que ocorreram na Segunda Guerra Mundial.

A música levanta a bandeira pacifista e antinuclear, e também é um protesto contra os ataques. A letra compara a rosa à bomba, que tem seu desabrochar na explosão e é considerada uma das melhores músicas brasileiras.

Muitas pessoas consideram a letra tocante e cheia de sentimentos, como mostram os versos a seguir:

"Pensem nas crianças

Mudas telepáticas

Pensem nas meninas

Cegas inexatas

Pensem nas mulheres

Rotas alteradas

Pensem nas feridas

Como rosas cálidas"

O poema foi musicado pelo compositor e músico paulista Gerson Conrad na canção "Rosa de Hiroshima", interpretada pela banda Secos & Molhados, composta também pelo Ney Matogrosso e João Ricardo, mas que teve outras formações ao longo dos anos.

O grupo Secos & Molhados foi criado em 1970, década em que fez muito sucesso e que faz a banda ser considerada um dos maiores fenômenos da música popular brasileira. A canção "Rosa de Hiroshima" foi interpretada diversas vezes pela banda, juntamente com outras canções de críticas à ditadura militar e sobre a disputa entre socialismo e capitalismo.

O autor do poema, Vinicius de Moraes (1913-1980), foi um poeta, dramaturgo, jornalista, cantor, diplomata e compositor carioca. Assim como as diversas áreas de atuação de Vinicius, ele também tem obras na literatura, na música, no cinema e no teatro, mas sempre considerou a poesia a sua maior vocação.

O significado de Rosa De Hiroshima está na categoria Significados