Significado de RPG

O que é RPG

RPG é a abreviação do inglês Roling Playing Game que em português significa jogo de interpretação de personagens.

RPG é um dos diversos gêneros de videogames que existe e é um tipo de jogo diferente dos convencionais, vez que nesse não há perdedores e nem ganhadores.

O RPG consiste em um gênero de jogo que ocorre em uma realidade virtual e os jogadores desenvolvem papeis de personagens em um cenário fictício.

Os jogos de RPG são semelhantes a um filme em que os jogadores são os atores e o mestre o diretor. O que difere nesse caso é que no RPG não existe um enredo pronto, mas sim o jogador é quem vai desenvolvendo a história enquanto o jogo vai acontecendo.

No RPG os jogadores estimulam o raciocínio lógico e a imaginação, desenvolvem o relacionamento interpessoal, a criatividade e a cooperação mútua.

O RPG surgiu em 1974. O primeiro lançamento desse tipo de jogo foi o Dungeons & Dragons (Masmorras e Dragões) e foi desenvolvido por Gary Gygax e Dave Arneson.

No início, o Dungeons & Dragons foi criando somente para complementar outro jogo de peças de miniaturas que se chamava Chainmail (cota de malha), porém acabou que deu origem a um game totalmente inovador.

Esse jogo RPG era bastante simples comparado aos atuais, sendo que sua origem tinha influencia nos jogos de guerra/estratégia.

RPG como funciona

Em um jogo de RPG os personagens vivem aventuras enfrentando monstros, salvando princesas, desafiando impérios, etc. Em outros jogos de RPG o jogador pode interpretar anti-herois e vilões.

Existe uma infinidade de tipos de jogos RPGs como, por exemplo, aqueles com viagens espaciais, fantasia medieval ao terror, e outros.

O jogador no jogo de RPG irá definir as regras para cada personagem e cada decisão que ele tomar terá forte influencia no destino final do game.

Formas de jogos RPG

As formas mais usadas de jogos RPG são:

  • Live Action – nesse os personagens interpretam e se caracterizam corporalmente seus papéis durante o jogo.
  • Tradicional – mais conhecido como RPG de mesa, onde seus jogadores apenas informam o que seus personagens irão fazer, interpretando-os através de diálogos.
  • Aventura-solo – quando o jogador pode jogar sozinho se orientando somente através de um enredo.
  • Turn Based RPG–são os jogos em turnos/rondas, que como no xadrez - os jogadores podem parar o jogo para estudarem novas estratégias.

RPGs mais famosos

Entre os RPGs mais famosos, encontram-se:

  • Mass Effect.
  • Final Fantasy.
  • The Elder Scrolls V: Skyrim.
  • Dark Souls.
  • DragonQuest.
  • Dragon Age.
  • The Witcher.
  • Chrono Trigger e outros.

RPG na fisioterapia

No campo da fisioterapia existe também a expressão “fisioterapia de RPG”.

Nesse caso, o RPG é uma técnica de correção de postura, um tratamento fisioterapêutico de origem francesa que assume o significado de “Reeducação Postural Global”.

O tratamento RPG é indicado para pessoas com diagnóstico de hipercifose, escoliose, gibosidade, e outros que ocasionam problemas de postura evidente ou que tem dores musculares provenientes de má postura e nem sempre são evidentes.

O significado de RPG está na categoria Significados