Significado de Rubrica

O que é Rubrica

Rubrica é um substantivo feminino e também flexão do verbo rubricar (3ª pessoa do singular do Presente do Indicativo e 2ª pessoa do singular do Imperativo Afirmativo). O termo se originou da expressão latina rubrica terra, que significa “terra vermelha” – era o nome de uma tinta feita com argila, utilizada em títulos de capítulos de livros e de legislação.

O que é Rubrica:

O significado de Rubrica é uma assinatura abreviada de uma pessoa. Ou seja, é a abreviação da assinatura que é comumente utilizada em situações como um contrato para abrir uma conta no banco, por exemplo, onde é necessário fazer uma rubrica em todas as páginas deste documento. Outro exemplo é rubricar um contrato da abertura de um financiamento quando se sonha ter uma casa própria ou um automóvel.

A criação de uma rubrica é, portanto, importante para todo indivíduo. Assim, inventar uma rubrica pode ser realizada facilmente analisando a assinatura – identificando elementos que agradam a pessoa, além de incluir pontos e traços. Quando a assinatura simplesmente for o nome completo, a pessoa pode apostar em uma rubrica com as primeiras letras do nome.

Como em sua origem citada acima, a rubrica era o título atribuído aos capítulos dos livros de direito civil ou canônico, geralmente grafados em letras vermelhas.

É também conceituada como uma pequena anotação, nota, observação, indicação, apontamento, pequeno comentário. Nesse caso, pode-se referir a um comentário escrito em uma pequena seção com a finalidade de orientar algo que está em processo ou de maneira de lembrar para seu uso posteriormente.

A rubrica pode aparecer em scripts de teatro ou de filmes, para indicar movimento ou gestos dos atores. Ainda, podem surgir em partituras musicais (para indicar o modo como um trecho deve ser executado) ou textos religiosos que orientam os ritos e celebrações.

Na área da indústria, a rubrica é a palavra indicada para designar uma argila de tom avermelhado que se usa como corante. Esta argila ainda tem seu uso visto em gravuras ou pinturas de aspecto grosseiro.

No âmbito da tipografia, a rubrica é a mudança ou alteração realizada na chapa de impressão de modo a ser aproveitada em um outro trabalho, mais tarde.

Rubrica ou rúbrica

A grafia correta da palavra é “rubrica”, sem acento tônico no “u”, independentemente da classe gramatical do termo e do seu significado. É uma palavra paroxítona, com “bri” como a sílaba tônica.

Rúbrica, com acento no “u”, embora ainda muito usada, é incorreta.

O significado de Rubrica está na categoria Significados