Significado de Seção e sessão

O que é Seção e sessão

Qual a diferença entre sessão, seção e cessão:

A Língua Portuguesa é muito rica em significados e por isso é considerada umas das mais difíceis do mundo. Existem inúmeras palavras com o mesmo som ou até mesmo com a mesma grafia, porém seus conceitos são totalmente diferentes.

A ortografia ( orto = correto/ grafia = escrita) é a área da gramática que ensina a escrever/ grafar corretamente as palavras. E na língua  Portuguesa há palavras e expressões que causam  muitas dúvidas.

Quando ocorrem casos onde não conseguimos diferenciar particularidades como essas é que surge a necessidade de uma boa explicação gramatical com exercícios práticos e claros para sanar todas as dúvidas que possamos ter.

Em cada caso há um conceito diferente e na Gramática Normativa Brasileira essas palavras têm algumas nomenclaturas bem diferentes. Palavras homófonas, palavras homônimas e parônimas e cada uma com suas especificidades.

Sessão ou seção? Quando usá-las corretamente?

Para saber como escrever corretamente basta observar os conceitos abaixo e os exercícios que os acompanham.

Chamamos de homófonas as palavras que têm a mesma pronúncia, mas a grafia é diferente, ou seja, fala-se da mesma forma, mas se escreve de forma diferente. Como por exemplo, sessão, cessão e seção.

Palavras homônimas são aquelas que têm a mesma grafia e o mesmo som, mas cada uma com sentido diferente, como por exemplo, rio (do verbo rir) e rio (percurso de água).

Palavras parônimas são aquelas com grafias parecidas ou sons parecidos, mas têm sentidos diferentes, como por exemplo, descrição (ato de descrever) e discrição (ato de ser discreto).

No caso das palavras sessão, cessão e seção, todas têm o mesmo som, mas a escrita e os sentidos são diferentes, portanto as mesmas são palavras homófonas.

Vejamos as diferenças entre sessão, seção e cessão abaixo:

  • Sessão é a duração de tempo de alguma coisa. Uma apresentação ou uma consulta, reunião de pessoas em determinados lugares.

Exemplo:

Ontem fui a uma sessão de acupuntura que me fez muito bem.

A sessão de cinema estava lotada no último final de semana.

  • Seção significa parte de um todo, ou seja, uma subdivisão ou parte de um departamento.

Exemplo:

Fui ao supermercado e a seção de hortifrúti estava péssima.

Na última eleição a minha seção estava lotada.

  • Cessão seria o ato de ceder, doar, transferir um direito ou um bem a alguém.

Exemplo:

Confirmei a cessão de minhas roupas para aquele bazar beneficente.

A cessão dos direitos autorais foi bem tranquila para aquele cantor.

 

 

 

O significado de Seção e sessão está na categoria Significados