Significado de Semântica

O que é Semântica

Semântica é uma palavra de origem grega sēmantiká. É um ramo da Linguística que estuda o significado das palavras assim como a relação entre frases e textos de uma língua. Como uma ciência da linguagem, ela está dividida em: Descritiva ou sincrônica e histórica ou diacrônica.

A semântica descritiva se ocupa em estudar os significados das palavras em seu contexto atual, enquanto a semântica histórica, como o próprio termo sugere, é o ramo que estuda as transformações e evoluções que os significados sofreram ao longo da história.

Em ambos os setores, são levados em consideração todos os diversos componentes da linguagem desde as palavras isoladas até as frases e textos fragmentados ou completos. 

O estudo semântico é dividido da seguinte forma:

Sinonímia: é a área que se ocupa em estudar os sinônimos, ou seja, as palavras que possuem significados semelhantes ou iguais. Por exemplo: família e parente, moradia e casa, cedo e manhã.

Antonímia: Difere do ramo anterior já que o seu objeto de estudo são as palavras antônimas, ou seja, aquelas que possuem significados contrários. Por exemplo: amor e ódio, pobre e rico, saúde e doença.

Homonímia: Também chamada de polissemia é a área que se ocupa com as palavras homônimas que, nada mais são do que aquelas que possuem diferentes significados, entretanto, a sua grafia ou sonoridade é igual.

É importante destacar que, dentro da homonímia existem ainda duas divisões, a saber: as palavras homófonas e as homógrafas. A primeira diz respeito às palavras que são grafadas de modo diferente, mas que possuem o mesmo som. Por exemplo: sessão e seção ou alto e auto.

Já as palavras homógrafas são aquelas que possuem tanto a sonoridade como a grafia idêntica, mas tem significado diferente. Por exemplo: colher (substantivo, utensílio de cozinha) e colher (verbo, que se refere à colheita) ou sede (substantivo, que se refere à vontade de beber) e sede (localização de algo ou alguma coisa).

Paronímia: É a área que estuda as palavras que possuem semelhança na escrita e na grafia, mas os seus significados são diferentes. Por exemplo: despensa (local onde se armazenam os mantimentos) e dispensa (ato ou ação de dispensar) ou infligir (o mesmo que aplicar uma pena) ou infringir (ação de desrespeitar ou violar algo).

Conotação: É o campo que estuda o emprego das palavras de modo figurado, cuja compreensão é realizada pela análise do seu uso dentro de um contexto especifico. Tem um caráter poético. Por exemplo: “Aquela menina é uma fera em física” ou “Minha vida é um abismo profundo”.

Denotação: É o estudo do emprego original, objetivo e literal de uma palavra. Por exemplo: “Só um domador habilidoso consegue controlar uma fera” ou “Minha vida é simples e calma”.

 

 

 

O significado de Semântica está na categoria Significados