Significado de Serasa

O que é Serasa

Serasa é o órgão de Centralização de Serviços dos Bancos. Na prática, é uma empresa brasileira privada de caráter público, que tem por responsabilidade reunir informações, fazer pesquisas e análises sobre as pessoas físicas e jurídicas que estão com dívidas financeiras.

A Serasa Experian surgiu da necessidade dos bancos e instituições financeiras de sistematizar os dados dos devedores do país, fazendo com que bancos e lojistas que efetuam vendas a crédito tenham mais garantias sobre o recebimento dos valores devidos em determinada compra ou transação.

Atualmente, a maior função da Serasa é cuidar de um enorme banco de dados, onde estão as informações de pessoas e empresas com inadimplência financeira.

No entanto, a empresa não negativa os nomes dos inadimplentes, ela somente coleta as informações de dívidas não pagas pelo devedor.

É necessário pagar uma quantia em dinheiro por mês para acessar o banco de dados da Serasa, sendo possível verificar o histórico de dívidas do possível cliente.

Se o cliente estiver nesse banco de dados, muito dificilmente conseguirá aprovar um crédito novo. Somente após o débito da dívida atrasada for quitado, o nome do inadimplente é retirado da lista da Serasa.

Um jeito de ver o perfil do cliente é pelo serasa score, um indicador feito pela Serasa para medir o comportamento das finanças dos consumidores.

O índice pode ser acessado pela internet por qualquer pessoa, sejam bancos e empresas ou consumidores. A pontuação é feita numa escala de distribuição de 0 a 1000 pontos. Isso equivale à probabilidade do consumidor quitar os débitos dentro do prazo de seu vencimento.

Além de gerenciar esse banco de dados, a Serasa também realiza outros tipos de serviços, como certificado digital ou sistemas para evitar fraudes, dentre outros serviços.

Seu sistema envia uma mensagem se o CPF do consumidor está ou não incluso no banco de dados de inadimplentes.

O Limpa Nome, outro serviço que a Serasa oferece, permite consultas via web sobre informações de débitos pendentes. O Limpa Nome possibilita negociação entre a parte credora e devedora.

O Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990) reconhece a atuação da Serasa em todo o território nacional.

SPC e Serasa

SPC é a sigla de Serviço Nacional de Proteção ao Crédito, que assim como a Serasa, possui um banco com dados de todos os devedores do país e também está previsto com as regulações necessárias pelo Código de Defesa do Consumidor.

O SPC armazena em seu banco de dados os devedores do comércio, dificultando dessa forma, novas transações por parte da pessoa inadimplente.

A diferença entre Serasa e SPC é que a primeira está centrada em dívidas com bancos e a segunda é voltada aos inadimplentes do comércio.

O SPC é pertencente à CNDL, sigla que quer dizer Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.

O significado de Serasa está na categoria Significados