Significado de Shekinah

O que é Shekinah

Shekinah é uma palavra na língua hebraica cujo significado é habitação, assentamento ou presença de Deus (divina presença). Já para os teólogos, a tradução mais aproximada dessa palavra “a glória que Deus se manifesta”. Essa palavra era muito usada em Jerusalém.

Além de diversos significados, a palavra shekinah possui algumas formas de se escrever, entre elas shechina, shekiná, e shekina. De acordo com as versões do dicionário Hebraico-Português, “shachan” é o verbo hebraico que significa “habitar” ou “morar”, assim como a palavra “shikan” pode ser traduzida como “alojar” ou “instalar”. Ambas as palavras derivam da palavra shekinah, cujo significado é “Em quem Jeová Habita” ou “Divina Presença”.

Shekinah é uma palavra muito utilizada na bíblia hebraica e sua aplicação indica a presença e glória de Deus. Existe um aglomerado de cristãos que também acreditam que essa palavra é referenciada no Novo Testamento, nos mais diversos trechos, com uma simbólica representação da presença divina que vivia entre seu povo.

Por vezes, Shekinah é representada por uma nuvem. Isso é possível perceber na passagem Êxodo 40:35, onde é afirmado que Moisés não pôde entrar na tenda da reunião pois uma nuvem pousou e a glória de Deus encheu o santuário. Outras vezes era representada pela “glória divina que habitava a terra”, como podemos perceber na passagem de Salmo 85:8,9, onde é dito: “vou ouvir o que diz Javé: Deus fala sobre a paz ao seu povo fiel, e aos que convertem o coração. A salvação está próxima daqueles que o temem, e a glória será habitada na terra”.

Shekinah no judaísmo

Para o Judaísmo e seus adeptos, “divina presença” é uma referência à revelação de Deus aos homens, assim sendo, para esta religião, Deus tem em sua essência uma face que pode ser descrita como “feminina”, assim como “maternal”. Não existe necessariamente alguma referência à Shekinah na bíblia judaica, mesmo em seu Novo Testamento, porém, segundo o ramo hassidísmo do judaísmo, assim como seu conceito cabalístico, Shekinah é definida como a energia cósmica que fortalece a si mesma. Essa mesma energia habita o “interior” do universo e lhe fornece vida, sendo por isso considerada pelos judeus como o “espírito do universo”.

É necessário enfatizar o fato que não existem referências diretas de Shekinah no Torá. Torá, nada mais é que o livro sagrado para os judeus, o equivalente de uma bíblia. Porém, existem diversas referências a existência da energia, embora nunca a nomeie oficialmente. Além disso, Shekinah aparece frequentemente em exemplares da literatura rabínica.

Shekinah no islamismo

É comum que uma cultura assuma para si características e tendências de demais culturas. Ao longo da história, é possível perceber que isso também se aplica nas lendas, mitos e religiões. Evidente que, quando essas religiões compartilham o mesmo conceito ou origem, as semelhanças são mais frequentes.

Shekinah também possui função na religião islâmica.

No Alcorão, o livro sagrado do Islã, pode-se encontrar seis referências diretas à palavra Sakinah. Nas ocasiões em que é mencionada, é definida como uma representação de calma, paz e tranqüilidade. Por vezes no islamismo, Sakinah é classificada como uma “sensação reconfortante por estar na presença de Deus”.

O significado de Shekinah está na categoria Significados