Significado de Shiatsu

O que é Shiatsu

Shiatsu é uma palavra japonesa.

O que é Shiatsu:

O significado de Shiatsu é, literalmente, “pressão com o dedo”, pois Shi quer dizer “dedo” e atsu significa “pressão ou contato”.

Shiatsu é classificado como uma técnica de massagem que trabalha através de conceitos pertinentes da medicina oriental tradicional, onde visa aplicar pressão em determinados pontos e áreas do corpo humano que fazem a integração entre canais energéticos.

Para o Ministério da Saúde do Japão, o Shiatsu pode ser classificado como uma forma de manipulação administrada através dos polegares, dedos e palmas, não dependendo de qualquer instrumento mecânico (ou outro tipo que seja), para aplicar pressão à pele da pessoa, proporcionando distintos benefícios.

Na realidade, a visão é procurar o reequilíbrio físico e energético para que muitos problemas sejam prevenidos ou tratados, pois são causados por essa desregulação de energia dos canais energéticos.

Princípios e Conceitos do Shiatsu

Os canais energéticos também são os chamados meridianos ou “Ki”, que relacionam-se entre si e também com os órgãos internos. A sigla citada é o nome dado para a energia vital que circula dentro destes canais de meridianos, também conhecida pelos chineses como “Chi”.

A terapia do Shiatsu tem como base uma concepção oriental em que a cura não deve ser feita através da doença, sendo o oposto do que é fundamentado no modelo ocidental atual. Para eles, o Shiatsu tem como alicerce a busca do fenômeno que provocou a doença, ou seja, os pontos doloridos do corpo seriam os pontos de bloqueio de energia vital que estão provocando a desarmonia energética, sendo esta a causa de determinada doença que uma pessoa possui.

Para o Shiatsu, como medicina preventiva, não se necessita de medicações quando o corpo está harmonizado e saudável, através da harmonia e manutenção da força vital.

Algumas indicações e aplicações do Shiatsu são:

  • Alívio de tensões, dores musculares e contraturas,
  • Auxílio ao tratamento de fibromialgia, tendinites, entre outros,
  • Alívio das crises de sinusite e rinite,
  • Ajuda no combate às varizes e varicosas,
  • Auxílio ao tratamento de bexiga caída,
  • Auxílio ao tratamento de incontinência urinária e fecal,
  • Alívio das cólicas menstruais,
  • Relaxamento físico, mental e emocional,
  • Auxílio ao tratamento da síndrome do pânico, depressão, enxaqueca, artrose, nevralgias e artrite reumatoide,
  • E vários outros benefícios.

O significado de Shiatsu está na categoria Significados