Significado de Shippar

O que é Shippar

Shippar significa o ato de torcer pelo relacionamento de um casal. Trata-se de uma gíria que se tornou uma grande brincadeira, especialmente entre os jovens. O significado desse termo está ligado à palavra da língua inglesa relationship, que significa relacionamento.

Shippar é normalmente designado para personagens de filmes, desenhos animados, séries, mangás, animes, histórias em quadrinhos etc. Mas também ganhou espaço no mundo real e é usado também para quando alguém torce pela união e felicidade de um determinado casal.

A popularização do termo shippar se deu por meio de histórias alternativas elaboradas por fãs, denominadas de fanfics, que desejavam que determinados personagens se relacionassem na vida real como faziam seus personagens. Shippar nos animes é algo muito comum, inclusive, em que os leitores unem casais e personagens diversos, elaborando outras histórias que podem até mesmo servir de conteúdo para os escritores dos textos originais.

É muito comum shippar casal, criando uma história de amor entre determinados casais. Há até uma conta de twitter chamada @shipparia que vai além disso, ela publica fotos de artistas e pergunta aos seus seguidores se o casal “shipparia”, isto é, se eles formariam um ótimo casal e se o relacionamento poderia prosperar.

A torcida pela união de casais em torno do amor é tão grande que há alguns que fazem o trabalho de shippar nomes, ou seja, unir os nomes de dois personagens ou pessoas que eles desejam que fiquem juntos. O que acaba por criar nomes como Adripaulo, na junção de Adriana com Paulo ou ainda Jocélia, uma junção de João com Célia. No cinema é conhecida a união recente dos nomes Renée e Esme, que resultou em Renesmee, nome da ilha do casal citado do filme “Crepúsculo – Amanhecer”.

A pessoal que pratica o ato de shippar é chamada pelos jovens de shipper. Já os personagens ou pessoas envolvidas no ship ou casal, são conhecidos como shippados.

Existem outros significados conhecidos com o uso dessa expressão na sua raiz. A primeira é o canon ship, quando o texto deixa claro que determinados personagens da história irão se relacionar em algum momento. Por sua vez, o cult ship é o oposto, isto é, o casal nunca é revelado no decorrer da história.

Outra expressão variada é slash ship, cujo significado remete a um casal em que seus personagens são homossexuais do sexo masculino. Já o femslash ship são casais formados pela união de personagens são do sexo feminino.

O significado de Shippar está na categoria Significados