Significado de Sibito

O que é - Sibito

Sibito é um substantivo masculino e flexão do verbo sibitar (na 1ª pessoa do singular do Presente do Indicativo).

O significado de Sibito é o mesmo que sibilar.

Porém, o termo é mais conhecido por ser usado como gíria, especialmente no Nordeste, para designar uma pessoa que é muito magra ou que tem as pernas muito finas.

Sibito baleado também é uma forma de gíria para indicar uma pessoa esquelética.

Por exemplo: “Paulo é tão magro que parece um sibito baleado, você não acha, Rodrigo?”

O termo sibito, também tido como sibite, é o nome popular para um pássaro da espécie da família Thraupidae, chamado de cambacica (Coereba flaveola), sendo esta a única espécie desta família em relação ao sistema de classificação tradicional.

Em outros estados do Brasil, o sibito-de-manga, como é chamado no Maranhão, tem outros nomes interessantes, tais como:

  • Chiquita, no Rio de Janeiro,
  • Sebinho, em Minas Gerais,
  • Sibite, no Ceará,
  • Chupa-lima, na Paraíba.

O sibito é um pássaro pequeno, com aproximadamente 11 centímetros e é semelhante ao bem-te-vi. Se alimenta de néctar de flores, frutas e artrópodes.

O canto do sibito é forte, simples e monótono – em qualquer época do ano e do dia, este pássaro emite seu som de maneira incansável. A fêmea também canta, mas por menos tempo e pouco se comparado com o macho. Pode-se encontrar vídeos na internet que mostra como é o som deste pássaro cantando e chamando os outros de sua espécie.

Saúva é uma designação comum dada às formigas, em especial as do gênero Atta. Com cerca de 200 espécies, as formigas são consideradas uma das mais importantes pragas da área agrícola. Tanajura ou iça é o nome dado à formiga fêmea das saúvas, enquanto que o macho é conhecido como sibito, bitu, vitu ou sabitu.

O significado de Sibito está na categoria Significados