Significado de Simetria

O que é Simetria

Simetria é um substantivo feminino. O termo vem do Grego syn, que é “junto”, mais metron, que quer dizer “medida” ou “a qualidade do que tem a mesma medida”.

O significado de Simetria se refere à correspondência exata de duas ou mais coisas, isto é, é aquilo que tem semelhança e proporção, seja em tamanho, forma e posição das partes de um todo.

Por isso, simetria pode ser conceituada como aquilo que pode ser fragmentado em partes, sendo que ambas as partes devem coincidir por igual quando sobrepostas.

Um exemplo famoso de simetria é o desenho “Homem Vitruviano”, de Leonardo da Vinci. A obra faz a representação de um corpo humano total e perfeitamente simétrico.

Na área da Matemática, simetria também significa a correspondência de posição, de medida ou de forma em relação a um eixo entre elementos de um determinado conjunto ou ainda entre dois ou mais conjuntos.

Ainda nessa área, a simetria envolve a disposição de duas figuras que se correspondem ponto a ponto – os dois pontos associados de ambas as figuras estão justamente a igual distância de um ponto, reta ou um plano dado.

Na Biologia, o conceito de simetria é a correspondência ideal no corpo de uma planta ou animal em relação a um centro, um eixo ou um plano, ou seja, os órgãos ou as partes envolvidas estão distribuídas em uma determinada ordem - isso vale principalmente para os organismos pluricelulares.

Na Gramática, simetria é a correspondência regular entre os elementos da frase.

Já no sentido figurado, a palavra é definida como a harmonia que se resulta de determinadas combinações e proporções regulares. No meio estético, simetria é o que promoverá harmonia a uma certa imagem, favorecendo sua beleza – por isso, quanto mais simétrico algo é, mais belo ele tenderá a ser.

Em um plano, existem quatro tipos de simetrias: rotação, translação, reflexão com deslizamento e reflexão.

Simetria molecular é uma definição encontrada na área da Química, pois explana a previsão ou explicação de certas propriedades de uma molécula de acordo com sua simetria.

Simetria perfeita

Se afirma que há uma simetria perfeita quando uma figura qualquer possui os dois lados exatamente iguais quando é dividida em duas partes.

É o caso do “Homem Vitruviano” de da Vinci, por exemplo.

Simetria bilateral

Simetria bilateral é o nome dado a um tipo de simetria que possui somente um eixo de simetria. Esse tipo de classificação é mais utilizado no meio ambiente, isto é, usado para os seres vivos.

A divisão imaginária em duas metades iguais pode ainda ser:

  • Sagital (direito e esquerdo),
  • Coronal (posterior e inferior),
  • Transversal (dorsal e ventral).

Já a simetria radial é aquela que possui vários eixos de simetria, como no caso de figuras redondas.

Simetria e assimetria

Simetria e assimetria são palavras consideradas antônimas, pois apresentam significados totalmente diferentes.

Enquanto que a simetria informa a correspondência entre forma, posição, medida em relação a algum eixo (além de outras características que agem em harmonia entre duas ou mais partes), a assimetria indica a total ausência de simetria.

O significado de Simetria está na categoria Significados