Significado de Sinopse

O que é Sinopse

Sinopse é um substantivo feminino que tem origem no grego synopsis, formada pela junção de syn que pode ser traduzido como “junto” e de opsis que podemos traduzir como “ver”. A palavra sinopse pode ser sinônimo de resumo ou síntese. Contudo, o termo geralmente é usado em relação a obras artísticas como teatro, literatura e principalmente cinema, área em que o termo tem um emprego bastante comum. O termo sinopse pode ser entendido ainda como sinônimo de visão de conjunto, resenha ou sumário.

O Que é Sinopse

Sinopse pode ser entendida como um breve relato sobre um texto, um espetáculo, um filme, um livro e etc. No entanto, aqui não temos necessariamente um resumo que apresenta toda a obra de forma sucinta, mas sim um resumo que apresenta o enredo da obra, sem revelar aspectos importantes da trama e sobretudo sem revelar o seu desfecho.

Num âmbito educacional, acadêmico ou científico, podemos encontrar o termo sinopse para se referir ao resumo de um manual, de um livro, de uma doutrina, de uma teoria e etc. Assim, sinopse pode ser aquele resumo que aparece no início de artigos acadêmicos, por exemplo, que permite ao leitor estar a par do conteúdo da obra e de suas conclusões.

Entretanto, apesar de podermos usar em muitos casos o termo sinopse como sinônimo de resumo, resenha, sumário ou síntese, se quisermos ser mais precisos, temos que levar em conta que a palavra sinopse tem um significado um pouco diferente desses sinônimos apontados aqui num primeiro momento.

Vejamos por exemplo uma sinopse de filme, emprego bastante popular do termo. Quando lemos a sinopse de um filme, temos ali a apresentação da trama, do enredo, vemos os nomes de dois ou três personagens principais, e qual o contexto em que eles estão, se são amigos, namorados, inimigos, de onde vêm, o que têm que fazer, que problemas enfrentaram, que sentimentos ou anseios têm, e não mais que isso. A sinopse dá uma ideia do que se trata o filme, mas não o revela muito, não faz o que faria um resumo, somente dá uma visão geral para que as principais surpresas do filme fiquem guardadas para o momento de assisti-lo.

A partir do termo sinopse, temos ainda a origem do nome que é dado aos três primeiros evangelhos contidos no Novo Testamento, os evangelhos sinópticos ou sinóticos. São chamados assim porque os evangelhos de Marcos, Mateus e Lucas têm bastante semelhanças entre si, apresentando em conjunto uma sinopse da vida e dos ensinamentos de Cristo.

O significado de Sinopse está na categoria Significados